Cheio de gás

93

Apesar da histeria da mídia contrária à integração da América do Sul, o presidente Lula deve anunciar novos investimentos no setor de gás da Bolívia, no encontro que manterá, no fim do mês que vem, com seu colega boliviano, Evo Morales. A informação é da Agência Boliviana de Notícias (ABN), que a atribuiu ao assessor de Assuntos Internacionais de Lula, Marco Aurelio Garcia. Durante encontro, segunda-feira, com Morales, Garcia, segundo a ABN, teria revelado que “Lula quer bater o martelo e anunciar uma série de investimentos no setor de gás durante a reunião”, em novembro.

Leite azedo
Passou-se uma semana até o Ministério da Agricultura abandonar suspeita letargia e modificar a fiscalização da produção de leite. Como esta coluna instara, era preciso tomar providências enérgicas e rápidas, em prol da saúde da população. A fiscalização agora passará a ser por amostragem, com três fiscais na equipe. Admitir as mudanças, porém, não fizeram o ministério deixar de ser arrogante, nem as medidas são suficientes.
A responsabilidade pelo que ocorreu – e, principalmente, pela demora em tomar providências após a Polícia Federal ter descoberto indícios de adulteração do leite – não pode ser jogada nos ombros dos fiscais agropecuários. Houve falha da gerência do ministério e uma cumplicidade com os grandes produtores de leite, alguns multinacionais. Se Lula não estivesse tão ocupado na Suíça, seria de se esperar que mandasse todo o comando do Ministério da Agricultura “catar coquinho”, como se dizia antigamente.

Forçada
A Claro terá que indenizar cerca de 21 mil clientes por danos morais e materiais causados pela interrupção do serviço de telefonia móvel em razão da troca de tecnologia TDMA por GSM, em setembro de 2006. A decisão é da juíza Fernanda Galliza do Amaral, da 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em ação movida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj. “A real intenção da Claro foi forçar seus clientes a trocarem de tecnologia TDMA por GSM, condicionando a migração não-onerosa somente se tivesse à disposição nas lojas aparelhos similares, o que quase nunca aconteceu. A operadora também agiu arbitrariamente ao vincular a mudança de aparelho a um contrato de 15 meses, o que é totalmente ilegal”, afirmou a presidente da comissão, deputada Cidinha Campos (PDT). Cabe recurso à sentença.

Azeite
O consumo de azeite per capita em Portugal é 40 vezes maior que no Brasil – 6,2 litros lá, frente a 150 ml aqui. A grande população, porém, em parte compensa o baixo consumo. O Brasil absorve mais de 50% do volume total das exportações portuguesas. A União Européia é responsável por 70% do consumo mundial (cerca de 2,4 milhões de toneladas). É também na Europa que o uso de azeite per capita é mais elevado.

Espaço Publicitáriocnseg

Vôo curto
A Vasp realiza nesta terça, às 9h, a quinta etapa da assembléia de credores. O encontro vai deliberar sobre duas propostas entregues, semana passada, ao juiz titular da 1ª Vara de Falência e Recuperação Judicial da Capital, Alexandre Lazarini, pelas empresas Ocean Air e Digex.

Doce
O Piauí acaba de se tornar o principal exportador de mel da América Latina. O estado ultrapassou a Argentina, até, então, a líder do segmento na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui