Chile, Paraguai, Colômbia… e o Brasil?

Crises políticas e sociais nos países vizinhos acendem alerta.

A Colômbia está em pé de guerra, com os protestos se alastrando contra a desigualdade social, que ficou mais evidente na pandemia. Antes, fora a vez do Paraguai e, em 2019, do chile. “Os recentes acontecimentos na Colômbia acendem alerta para crises políticas em outros países, incluindo o Brasil”, afirma o professor da Pós-Graduação em Relações Institucionais e Governamentais da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Thiago do Val.

De acordo com ele, os movimentos políticos precisam ser bem pensados e articulados entre os poderes, de maneira estratégica, para evitar conflitos com a população. Os cidadãos enfrentam um período de dificuldade econômica ao mesmo tempo em que estão em casa, insatisfeitos e mais informados.

“Diferente não é o alerta para o Brasil, que está passando por uma crise econômica grave e com políticos falando em reformas, inclusive tributária, que vão impactar diretamente a todos em um momento em que a política está extremamente polarizada na sociedade. E com a relação estremecida entre os Três Poderes. Ou seja, qualquer tentativa de reforma ou mudança deverá ser muito bem articulada e amplamente debatida inclusive pela sociedade”, explicou Thiago do Val.

 

Apoio

O uso medicinal da cannabis tem apoio de 70% da população brasileira, de acordo com a pesquisa “Cannabis é Saúde”, realizada pelo Civi-Co, polo de negócios sediado em São Paulo. O levantamento ouviu mil pessoas englobando todas as regiões do país, por meio de painel online.

 

Rumo a zero

A filial brasileira da farmacêutica sul-africana Aspen Pharma substituiu os copos de plásticos por reutilizáveis em todos os setores da companhia. O resultado foi a redução de 73% no uso de itens descartáveis. Em abril de 2020 foram utilizadas 4.400 unidades; em março deste ano, apenas 1.150 copos de plástico. A iniciativa tem como objetivo chegar a nível zero.

 

Pente fino

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) nas folhas de pagamento de 603 órgãos e entidades federais – cerca de 1,6 milhão de servidores, 727 mil aposentados e 424 mil pensionistas – conseguiu um ganho de R$ 386 milhões ao ano, com potencial de economizar R$ 1,9 bi anual.

 

Rápidas

Em parceria com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, a FGV Direito Rio realizará 2 encontros para discutir os principais aspectos econômicos da Reforma Tributária, nestas quarta e sexta-feira, às 10h, com a participação da presidente do TRF-3, desembargadora Therezinha Cazerta, entre outros *** O Conselho Regional de Administração (CRA-SP) realizará nesta quinta, das 18h30 às 20h, o webinário “Contribuição dos Portos no Desenvolvimento da Região Sul do Brasil” *** Também nesta quinta, Aasp realizará, às 19h15, o webinário “Direito ao esquecimento” *** Nesta quinta, às 20h30, no canal do YouTube da Divisão de Teatro da Uerj, ocorrerá a terceira edição do Projeto Laços Musicais, que conta com uma série de apresentações e conversas com diversos nomes da música brasileira.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Interlagos vai sediar feira de motos e carros

Eventos priorizam testes para clientes e potenciais compradores.

Romênia e Moldávia: duas faces de uma mesma moeda?

Em alguns aspectos as duas produções se assemelham e, em outros, apresentam diferenças que poderiam até se complementar.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás

Brasil tenta ampliar diálogo com a UE

Debate da recuperação econômica nas duas regiões e discussão sobre as perspectivas das políticas fiscais