Foto tirada em 9 set, 2020 mostra a vista dos arranha-céus do Distrito Financeiro Central (CBD, sigla em inglês) em Beijing, capital da China. (Xinhua/Chen Zhonghao)
Beijing, 22 fev (Xinhua) — A China lançará medidas que visam ajudar pequenas e médias empresas (PMEs) a superar as dificuldades, disse um alto funcionário do Ministério de Finanças nesta terça-feira.
Como um motor principal do desenvolvimento socioeconômico, as PMEs desempenham um papel insubstituível no aumento do emprego, na melhoria de vida do povo e na promoção de empreendedorismo e da inovação, disse Yu Weiping, vice ministro de finanças, numa coletiva de imprensa.
Devido ao impacto da pandemia, a China implementará mais políticas de apoio para ajudar estas empresas a superar dificuldades operacionais e financeiras, disse ele.
O país continuará a cortar impostos e taxas para as PMEs, o valor de cortes totais de impostos e taxas da China no ano passado totalizou cerca de 1,1 trilhão de yuans (173,3 bilhões de dólares), mostram dados oficiais.
“As pequenas e médias empresas foram os que mais se beneficiaram das reduções de impostos e taxas no ano passado”, disse Yu.
Medidas serão adotadas para garantir que pequenas empresas do setor manufatureiro usufruam das reduções fiscais em todos os seus impostos domésticos sobre valor agregado e no imposto de renda, enquanto empresas médias usufruem uma redução de 50% das taxas.
O vice ministro também enfatizou esforços no alívio da pressão financeira das PMEs, estabelecendo zonas inclusivas de demonstração financeira e aprimorando os seus ambientes financeiros.
De 2018 a 2022, um total de 9 bilhões de yuans serão realocados para impulsionar a inovação e o empreendedorismo entre as PMEs que apresentam especialização, refinamento, singularidade e inovação, observou Yu.
Até o momento, o país possui mais de 300 ”pequenas gigantes” firmas listadas no mercado, com o crescimento médio de 2 anos de receita operacional e lucro líquido superior a 25%, duas vezes a média agregada das empresas listadas.
“A China intensificará ainda mais políticas fiscais preferenciais e lançará uma série de medidas para criar mais canais de financiamento para pequenas e médias empresas”, disse Yu. Fim
Leia também:
45 certificados de origem do RCEP beneficiam 17 empresas chinesas