Um funcionário verifica o equipamento em um data center da China Mobile na Província de Guizhou, sudoeste da China, em 24 de maio de 2022. (Xinhua/Ou Dongqu)
Beijing, 6 jul (Xinhua) — A China acompanhou a escala de sua economia digital subir de 11 trilhões para mais de 45 trilhões de yuans em 2021 na última década, informou o Shanghai Securities News nesta quarta-feira.
Durante o mesmo período, a representação da economia digital saltou de 21,6% para 39,8% do PIB, ocupando o segundo lugar do mundo, de acordo com o Ministério da Indústria e Informatização (MIIT, sigla em inglês).
A China acelerou a construção de novas infraestruturas. Até o final de maio deste ano, havia construído a maior e tecnologicamente mais avançada infraestrutura de rede do mundo, cobrindo todas as cidades de nível municipal com redes ópticas e com 1,7 milhão de estações base 5G instaladas sucedidas em todo território nacional.
Enquanto isso, o país promoveu a industrialização digital. Em 2021, as indústrias de grande porte, dedicadas à fabricação de produtos relacionados a informações eletrônicas cresceram 15,7% em relação ao ano anterior, um recorde na última década.
Além disso, big data, computação em nuvem e inteligência artificial tenham acelerado sua integração em setores como indústria, energia, saúde, transporte, educação e agricultura. Fim
Leia também:
Reino Unido aprofundará cooperação com a China na economia digital