China adota medidas para estabilizar comércio exterior e investimento

Para enfrentar os desafios, as autoridades da China recentemente implantou medidas para estabilizar o comércio exterior e o investimento estrangeiro da China.

Foto tirada em 1 de maio de 2022 mostra um navio de contêineres ancorando no Terminal de Contêineres de Qianwan, em Qingdao, Província de Shandong, leste da China. (Xinhua/Li Ziheng)

Xinhua - Silk Road

Beijing, 2 jun (Xinhua) — Para enfrentar os desafios, as autoridades da China recentemente implantou medidas para estabilizar o comércio exterior e o investimento estrangeiro da China.

Uma nova versão do Catálogo de Indústrias Incentivadas ao Investimento Estrangeiro será divulgada em breve, enquanto as políticas que facilitarão a devolução de bens e trocas para a exportação do comércio eletrônico transfronteiriço também devem ser implementadas no breve futuro.

 

— Um começo estável feito pelo comércio exterior e investimento estrangeiro da China

O comércio exterior e o investimento estrangeiro da China tiveram um início estável este ano.

Nos primeiros quatro meses, o valor total das importações e exportações da China atingiu 12,58 trilhões de yuans, um aumento anual de 7,9%, demonstrando uma resiliência relativamente forte.

No mesmo período, o investimento estrangeiro da China em uso real foi de 478,61 bilhões de yuans, um aumento anual de 20,5%, representando um ritmo mais rápido do que todo o ano passado.

Zong Fangyu, pesquisador do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Conselho de Estado da China, disse que o impacto da pandemia é temporário e as perspectivas promissoras de investimento no mercado chinês continuam atraentes para as multinacionais globais.

De acordo com o Ministério do Comércio da China (MOC), empresas multinacionais como a alemã Volkswagen, a POSCO da República da Coreia (ROK), a Costco dos Estados Unidos e a japonesa Hitachi fizeram investimentos relevantes em grandes projetos na China.

Nos primeiros quatro meses deste ano, a China testemunhou o lançamento de 1,5 grandes projetos estrangeiros em média por dia.

 

— Políticas para estabilizar o comércio exterior e o investimento estrangeiro

As autoridades chinesas têm convocada muitas reuniões tratando a estabilização do comércio exterior, destacando permanecer comprometidas em busca de uma abertura de alto nível, responder ativamente às demandas de empresas com financiamento estrangeiro e manter a estabilidade geral do comércio exterior e do investimento estrangeiro.

O Conselho de Estado da China também divulgou recentemente uma circular visando estabilizar o comércio exterior, apresentando 13 políticas e medidas, incluindo salvaguardar a produção e operação das empresas de comércio exterior da China, garantir uma logística suave para bens de comércio exterior e fortalecer os serviços de logística marítima.

Além disso, muito mais políticas serão lançadas em breve.

A China está trabalhando para expandir o Catálogo de Indústrias Incentivadas para Investimento Estrangeiro, que continuará a incentivar o investimento estrangeiro em setores-chave, como manufatura e serviços produtivos, disse Meng Wei, porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC).

Enquanto isso, o MOC está trabalhando com as autoridades relevantes em políticas e medidas que facilitem as devoluções e trocas de mercadorias de exportação para o comércio eletrônico transfronteiriço.

As políticas impulsionarão o desenvolvimento sólido, sustentável e inovador do comércio eletrônico transfronteiriço da China e garantirão um comércio exterior estável e de alta qualidade, segundo Shu Jueting, porta-voz do MOC.

O MOC ajudará as empresas a manter as demandas e as participações de mercado, garantir o fluxo suave da logística de comércio exterior, proteger a integridade e a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos e dar um melhor desempenho ao papel positivo das plataformas abertas na estabilização do comércio exterior, Shu adicionou.

As empresas e os investidores estrangeiros mantêm otimistas em relação ao mercado chinês.

“A confiança da Honeywell no desenvolvimento de longo prazo da China não será afetada pela pandemia. Desde o surto da pandemia de COVID-19, sentimos sinceramente a forte resiliência do mercado chinês e a visão da abertura contínua da China”, disse Yu Feng, presidente da Honeywell China.

“A China ampliará a sua abertura para o mundo. Os investidores estrangeiros desfrutarão de um ambiente melhor. Como sempre, o governo chinês continuará abrindo seus braços para os investidores estrangeiros que buscam investir na China e compartilhar os dividendos do desenvolvimento da China”, disse Shu. Fim

Leia também:

China lança medidas para estabilizar e melhorar comércio exterior

Xinhua Silk Road
Agência de notícias oficial do governo da República Popular da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

CMOC gastará US$ 1,826 bilhão no projeto de KFM em Congo

O CMOC Group Limited (603993.SH, 03993.HK) anunciou nesta quinta-feira que investirá cerca de 1,826 bilhão de dólares na fase I do desenvolvimento do projeto da mina de cobre-cobalto de Kisanfu (KFM), na República Democrática do Congo (RDC).

Banco central da China injeta liquidez via recompra reversa

O Banco Central da China injetou nesta sexta-feira 10 bilhões de yuans (cerca de 1,5 bilhões de dólares) de recompra reversa, visando manter a liquidez do sistema bancário.

O mercado de pequenos artigos chineses é inaugurado em Dubai

O mercado de Yiwu, um centro de compras para pequenas mercadorias chinesas, foi inaugurado nesta quinta-feira em Dubai, oferecendo uma alternativa de mercado para compradores estrangeiros adquirirem produtos fabricados na China, informou Chinanews.com.

Últimas Notícias

Ford Brasil: Centro global de exportação de serviços de engenharia

Projetos de ponta voltados ao futuro da mobilidade, como veículos elétricos, autônomos e conectados. 

Senado vai analisar vetos na Lei Aldir Blanc

Existe uma fila de 36 vetos aguardando votação dos senadores e deputados

Caixa: desconto de até 44% para regularizar penhor em atraso

As unidades com serviço de penhor disponível podem ser consultadas no site da Caixa

Índice de Preços ao Produtor (IPP) sobe 1,83% em maio

Das 24 atividades analisadas, 21 tiveram alta de preços

Acqio inclui transações via Pix em suas soluções de pagamento

Em abril os pagamentos feitos via Pix atingiram a marca histórica de 11,5%, no comércio eletrônico