China anuncia investigações sobre imposição de maiores tarifas pelo Canadá

421
Uma foto aérea de drone tirada em 20 de março de 2024 mostra um navio porta-contêineres atracando no Porto de Tianjin, em Tianjin, norte da China. (Xinhua/Zhao Zishuo)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 4 set (Xinhua) — A China lançará uma investigação antidiscriminação sobre o aumento de tarifas pelo Canadá sobre veículos elétricos (VEs) e produtos de aço e alumínio importados da China, segundo o Ministério do Comércio da China nesta terça-feira.

A China também lançará investigações antidumping sobre as importações de sementes de colza e certos produtos químicos do Canadá, disse o ministério em um comunicado online.

O lado canadense adotou medidas restritivas unilaterais discriminatórias visando as importações desde a China, desconsiderando a oposição de várias partes, disse o porta-voz, observando que a China está fortemente insatisfeita e firmemente contra tais movimentos.

A China entrará com um recurso ao mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC) contra essas práticas, segundo o porta-voz.

Espaço Publicitáriocnseg

A investigação antidiscriminação será iniciada de acordo com as estipulações relevantes da lei de comércio exterior da China, e as medidas correspondentes serão tomadas posteriormente à luz das condições reais.

Esta decisão veio depois que o Canadá anunciou, na semana passada, que implementará uma sobretaxa de 100% em todos os VEs fabricados na China, a partir de 1º de outubro de 2024, e imporá uma sobretaxa de 25% sobre os produtos de aço e alumínio importados da China a partir de 15 de outubro de 2024.

Citando relatórios recentes da indústria doméstica chinesa, o porta-voz do ministério disse que as exportações canadenses de sementes de colza para a China aumentaram significativamente, com suspeita de dumping. O Canadá exportou US$ 3,47 bilhões em sementes de colza para a China em 2023, com o volume aumentando 170% anualmente e os preços caindo continuamente, conforme o porta-voz.

“Afetadas pela concorrência desleal do lado canadense, as indústrias relacionadas a sementes de colza da China continuaram sofrendo perdas”, disse o porta-voz.

A investigação antidumping sobre as exportações de sementes de colza do Canadá será conduzida de acordo com as leis e regulamentações relevantes da China, bem como as regras da OMC, enquanto a investigação sobre produtos químicos relevantes do Canadá será lançada a pedido das indústrias domésticas da China.

“A posição da China é clara. O país tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas”, disse o porta-voz. Fim

Leia também:

Megafábrica da Tesla em Shanghai começa a exportar baterias de armazenamento de energia
Cinturão e Rota
Megafábrica da Tesla em Shanghai começa a exportar baterias de armazenamento de energia

Shanghai, 21 março (Xinhua) — A nova megafábrica da Tesla em Shanghai, no leste da China, exportou nesta sexta-feira o seu primeiro lote de baterias de armazenamento de energia Megapack, anunciou a empresa. Levou pouco mais de um mês após o lançamento da sua produção para realizar a sua primeira exportação, com as baterias sendo […]

Primeiro-ministro chinês destaca necessidade de comércio exterior estável e abertura de alto nível
Cinturão e Rota
Primeiro-ministro chinês destaca necessidade de comércio exterior estável e abertura de alto nível

XIAMEN, 20 de março (Xinhua) — O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, pediu a estabilização do comércio exterior com um espírito pioneiro e inovador e a criação acelerada de novas forças na abertura de alto nível. Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez os comentários […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui