Beijing, 4 set (Xinhua) — A China lançará uma investigação antidiscriminação sobre o aumento de tarifas pelo Canadá sobre veículos elétricos (VEs) e produtos de aço e alumínio importados da China, segundo o Ministério do Comércio da China nesta terça-feira.
A China também lançará investigações antidumping sobre as importações de sementes de colza e certos produtos químicos do Canadá, disse o ministério em um comunicado online.
O lado canadense adotou medidas restritivas unilaterais discriminatórias visando as importações desde a China, desconsiderando a oposição de várias partes, disse o porta-voz, observando que a China está fortemente insatisfeita e firmemente contra tais movimentos.
A China entrará com um recurso ao mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC) contra essas práticas, segundo o porta-voz.
A investigação antidiscriminação será iniciada de acordo com as estipulações relevantes da lei de comércio exterior da China, e as medidas correspondentes serão tomadas posteriormente à luz das condições reais.
Esta decisão veio depois que o Canadá anunciou, na semana passada, que implementará uma sobretaxa de 100% em todos os VEs fabricados na China, a partir de 1º de outubro de 2024, e imporá uma sobretaxa de 25% sobre os produtos de aço e alumínio importados da China a partir de 15 de outubro de 2024.
Citando relatórios recentes da indústria doméstica chinesa, o porta-voz do ministério disse que as exportações canadenses de sementes de colza para a China aumentaram significativamente, com suspeita de dumping. O Canadá exportou US$ 3,47 bilhões em sementes de colza para a China em 2023, com o volume aumentando 170% anualmente e os preços caindo continuamente, conforme o porta-voz.
“Afetadas pela concorrência desleal do lado canadense, as indústrias relacionadas a sementes de colza da China continuaram sofrendo perdas”, disse o porta-voz.
A investigação antidumping sobre as exportações de sementes de colza do Canadá será conduzida de acordo com as leis e regulamentações relevantes da China, bem como as regras da OMC, enquanto a investigação sobre produtos químicos relevantes do Canadá será lançada a pedido das indústrias domésticas da China.
“A posição da China é clara. O país tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas”, disse o porta-voz. Fim
Leia também:
Produção industrial da China sobe 4,5% em agosto
Beijing, 14 setembro (Xinhua) — A produção industrial da China manteve um crescimento estável em agosto, com novos motores de crescimento e fortes exportações. A produção industrial de valor agregado da China, um importante indicador econômico, cresceu 4,5% ano a ano em agosto, mostraram neste sábado dados oficiais do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE). Em […]
Mercado consumidor da China mantém recuperação com subida nas vendas do varejo
Beijing, 14 setembro (Xinhua) — O mercado consumidor da China manteve uma recuperação estável este ano com a expansão das vendas no varejo, segundo dados oficiais divulgados neste sábado. As vendas no varejo de bens de consumo aumentaram 2,1% em agosto, em comparação com o ano anterior, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) em […]
China registra aumento no número de novas empresas estrangeiras entre janeiro e agosto
36.968 novas empresas de investimento estrangeiro foram estabelecidas em toda a China nos primeiros oito meses de 2024, um aumento de 11,5% ano a ano.
Serviços de comércio eletrônico transfronteiriço ajudam mais produtos brasileiros a entrar no mercado chinês
Até o momento, a ApexBrasil já ajudou 60 empresas brasileiras a se estabelecerem no site internacional do Alibaba.
Feira de comércio de serviços na China oferece oportunidades para empresas globais
Beijing, 13 setembro (Xinhua) — De olho no enorme mercado da China, as empresas globais estão participando de uma grande feira de serviços em Beijing para explorar oportunidades de negócios na segunda maior economia do mundo. Mais de 450 empresas da Fortune 500 líderes em seus respectivos setores, bem como 85 países e organizações internacionais, […]
Exposição de comércio digital no leste da China será totalmente alimentada por eletricidade verde
Hangzhou, 13 setembro (Xinhua) — A terceira Exposição Global de Comércio Digital, programada para ser realizada de 25 a 29 de setembro em Hangzhou, capital da Província de Zhejiang, no leste da China, será alimentada inteiramente por eletricidade verde. O local da exposição, o Grande Centro de Convenções e Exposições de Hangzhou, concluiu a compra […]