China anuncia novas ações para impulsionar demanda doméstica

Comissão anuncia ações para aumentar a renda e a troca de bens de consumo para elevar demanda na China.

97
Pessoas avaliam uma motocicleta movida a hidrogênio exibida durante a Feira Internacional de Comércio de Serviços da China 2024 no Centro Nacional de Convenções da China, em Beijing, capital da China
Pessoas avaliam uma motocicleta movida a hidrogênio exibida durante a Feira Internacional de Comércio de Serviços da China 2024 no Centro Nacional de Convenções da China, em Beijing, capital da China, em 13 de setembro de 2024. (Xinhua/Ding Hongfa)

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), o principal planejador econômico da China, disse nesta quinta-feira que está intensificando esforços para estimular o investimento e o consumo em sua tentativa de impulsionar a demanda doméstica.

Sobre o aumento do consumo, o porta-voz Jin Xiandong disse em coletiva de imprensa que o NDRC vai aderir a uma política de “emprego em primeiro lugar” e explorará mais abordagens para aumentar a renda, aumentando assim o poder de compra das pessoas.

O órgão também maximizará o uso de títulos especiais do tesouro ultralongos para dar suporte a trocas de bens de consumo e promover o consumo de serviços em setores como cultura e turismo, educação, saúde, cuidados com idosos e crianças e limpeza, confirmou Jin.

A NDRC continuará a apoiar o investimento do governo na orientação e condução do investimento social, ao mesmo tempo em que incentiva empresas privadas a participar de grandes projetos nacionais, disse o porta-voz.

Espaço Publicitáriocnseg

A Comissão oferecerá mais projetos a investidores privados, promoverá “prudentemente” a cooperação entre governo e investimento privado e acelerará a emissão regular de fundos de investimento imobiliário para estimular ainda mais o investimento privado, acrescentou Jin.

O mercado consumidor da China manteve uma recuperação estável este ano, com as vendas no varejo de bens de consumo aumentando 2,1% ano a ano em agosto, de acordo com o National Bureau of Statistics. Dados anteriores do bureau mostraram que o índice de preços ao consumidor, um indicador principal da inflação, subiu 0,6% ano a ano no mês passado, acelerando em relação ao aumento de 0,5% em julho.

Com informações da Agência Xinhua

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui