

Beijing, 24 novembro (Xinhua) — A China divulgou diretrizes preliminares para a construção da infraestrutura de dados do país, incluindo a atualização de sua rede 5G para o padrão 5G-A e a promoção de pesquisa, desenvolvimento e inovação relacionada ao 6G.
A China equilibrará a implantação de gateways de comunicação internacional em suas regiões leste, central e oeste e expandirá os canais internacionais de informações por cabo submarino e terrestre. Uma internet via satélite que integra as instalações espaciais e terrestres também será anunciada, de acordo com o documento divulgado pela Administração Nacional de Dados na última sexta-feira.
As diretrizes, que foram divulgadas para solicitar opiniões, dizem que a China facilitará o fluxo livre de dados em larga escala, de baixo custo e segurança, e promoverá os setores e regiões para explorar novas infraestruturas tecnológicas em áreas como blockchain e construção de preservação da privacidade, com o objetivo de fornecer um ambiente de entrega de dados confiável, eficiente e de baixo custo para transações centralizadas e descentralizadas.
A China também buscará um layout adequado de recursos de computação e acelerará o desenvolvimento ecológico e cooperativo da potência de computação de uso geral, potência de computação inteligente e potência de supercomputação, de acordo com as diretrizes.
O país planeja fortalecer a aplicação inovadora de tecnologias de rede emergentes, otimizar os métodos de planejamento da rede e reduzir o custo da transmissão de dados entre as regiões leste e oeste.
A rede 5G-A supera a rede 5G atual em termos de velocidade, latência, escala de conexão e consumo de energia, atingindo um nível de taxa de dados de pico de 10 gigabits por segundo para downloads e 1 gigabit por segundo para uploads, bem como latência em nível de milissegundos e conectividade de baixo custo para a Internet das Coisas.
Cidades como Beijing e Shanghai já ofereceram serviços de rede 5G-A em alguns distritos. Fim
Leia também:
-
Desde o 1º Plano Quinquenal, PIB da China cresceu 223 vezes
Relatório de think tanks destaca desenvolvimento no 15º Plano Quinquenal; PIB per capita aumentou 89 vezes de 1952 a 2023.
-
China pretende expandir alcance e fortalecer ‘soft power’
Documento para o 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social propõe mais cooperação e intercâmbio cultural.
-
Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China
Leia na íntegra o Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China, divulgado nesta quinta-feira.
-
Economia da China cresce 5,2% nos 3 primeiros trimestres de 2025
Resultado no terceiro trimestre foi de alta de 4,8%, inferior aos 5,2% do segundo trimestre, mas mostra expansão estável.
-
Tecnologia inédita despolui e recupera lago de 298 km² na China
20º aniversário do conceito ‘águas limpas e montanhas verdes são tão valiosas quanto montanhas de ouro e prata’.
-
Xi’An tem primeira linha de metrô no mundo sem condutor
Além da tecnologia inovadora, sem condutor, o metrô da cidade que tem mais de 3 mil anos mostra arte e poesia nas suas estações.




















