Um funcionário reabastece o tanque de um carro em um posto de gasolina na cidade de Lianyungang, província de Jiangsu, leste da China, em 18 de fevereiro de 2021. (Foto de Wang Jianmin/Xinhua)
Beijing, 17 fev (Xinhua) — A China aumentará os preços de varejo da gasolina e do diesel a partir da sexta-feira, segundo o principal planejador econômico do país nesta quinta-feira.
O preço da gasolina terá aumento de 210 yuans (cerca de 33,16 dólares americanos) por tonelada, enquanto o preço do diesel será aumentado em 200 yuans, segundo a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.
Sob o atual mecanismo de precificação, quando os preços internacionais do petróleo bruto mudam em mais de 50 yuans por tonelada e permanecem neste nível por 10 dias úteis, os preços dos produtos petrolíferos refinados, como da gasolina e do diesel na China, são ajustados de acordo.
As três maiores empresas petrolíferas da China – A Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC, sigla em inglês), a Companhia Petroquímica da China (Sinopec, sigla em inglês) e a Corporação Nacional de Petróleo Offshore da China (CNOOC, sigla em inglês) – foram solicitadas a manter a produção de petróleo e a facilitar o transporte para garantir o suprimento estável. Fim
Leia também:
CNOOC assina acordos com 12 empresas estrangeiras petrolíferas