China: burguesia interna perde ainda mais força

754
Membros do Comitê Central do PC chinês (foto de Shen Hong, Xinhua)
Membros do Comitê Central do PC chinês (foto de Shen Hong, Xinhua)

A cobertura da mídia ocidental sobre o 20º Congresso do Partido Comunista da China (PCC) foi – como de costume com o gigante asiático – rasa, e a análise, rasteira. Atribuir a cena em que Hu Jintao (presidente de 2003 a 2013) é auxiliado a sair do plenário a um expurgo da “ala reformista” beira o ridículo (quem assistiu ao vídeo ficou com a nítida impressão de que Hu estava doente, talvez uma doença crônica).

Como ressalta, em artigo, Elias Jabbour, professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Uerj, Hu Jintao “não tinha nenhum cargo no PCC, não liderava nenhuma oposição interna e, como Xi Jinping, combatia a ala de Xangai. Além disso, a desinformação é tamanha que não se presta a atenção a um fato. Hu Jintao nunca foi um ‘reformista’. Ao contrário, ele iniciou todas as políticas que foram aprofundadas por Xi Jinping. Não faz sentido atribuir ‘oposição a Xi’ a este episódio”.

Para Jabbour, o Congresso terminou com uma surpreendente formação do Comitê Central, claro isolamento de uma chamada “ala liberal” e carta branca à construção de “people-centered economy”. Ele destaca ainda a mudança de eixo do poder do país de Xangai e Guangdong à própria burocracia do PCCh. “A burguesia interna perde ainda mais força, seu isolamento se acentua a olhos vistos. A política externa não muda com a manutenção do ministro de relações exteriores Wang Ming no Comitê Central.”

Segundo o professor, que o ocorre é a necessidade de tomar de determinadas decisões que não faziam sentido 20 anos atrás. “Deve se acirrar a luta de classes no país com os trabalhadores ocupando ainda mais espaço no bloco histórico de poder que chegou ao poder em 1949.” A China é o país onde tanto se faz mais greves no mundo quanto os salários têm crescido acima do PIB, inflação e produtividade do trabalho.

Espaço Publicitáriocnseg

“O eixo do mundo está mudando. No Ocidente, descarta-se o essencial para se fixar na foto”, finaliza Jabbour.

 

EUA envelhecem

Mais de 73% (2.297) dos condados dos EUA experimentaram uma diminuição natural em 2021, de acordo com as estimativas de população do U.S. Census Bureau’s Vintage 2021. A diminuição natural ocorre quando há mais mortes do que nascimentos em uma população em um determinado período de tempo.

Em 2021, menos nascimentos, envelhecimento da população e aumento da mortalidade – intensificado pela pandemia – contribuíram para um aumento da diminuição natural.

 

Rápidas

Otávio Leite é o mais novo consultor da Fecomércio RJ *** O sistema OCB/RJ recebe, nesta quarta-feira, o seminário “Health Tech 2022 – Futuro da saúde digital”, com debates sobre inteligência artificial, robótica e LGPD, das 9h às 17h, no Centro do Rio. Inscrição aqui *** Desta quarta a sexta, o West Shopping, em parceria com o Senac RJ, oferecerá serviços gratuitos às clientes, como procedimentos para o autoexame nas mamas *** Nesta quinta, acontecerá em Campinas (Hotel Vitória Concept) mais uma edição da feira Franchise4U, com mais de 60 expositores, entre eles a Megamatte. O público pode agendar uma reunião individual de até 30 minutos com o franqueador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui