China conduz operação de empréstimo de médio prazo de 450 bilhões de yuans para injetar liquidez

64
Foto tirada em 13 de março de 2018 mostra a sede do Banco Popular da China em Beijing, capital da China. (Xinhua/Cai Yang)
Xinhua - Silk Road
Xinhua – Silk Road

Beijing, 26 mar (Xinhua) — O Banco Popular da China, o banco central do país, conduziu uma operação de instrumento de empréstimo de médio prazo (MLF) de um ano no valor de 450 bilhões de yuans (cerca de US$ 62,68 bilhões) para manter a liquidez razoável no sistema bancário do país.

Com 387 bilhões de yuans em fundos de MLF vencendo neste mês, a medida resultou em uma injeção líquida de liquidez de 63 bilhões de yuans. É a primeira injeção líquida por meio de MLF desde julho de 2024.

A operação indica uma postura de política monetária moderadamente frouxa, disse Wen Bin, economista-chefe do China Minsheng Bank. Desde o início deste ano, o banco central tem empregado várias ferramentas para injetar liquidez, ajudando a manter a liquidez adequada e as taxas de juros estáveis.

A partir deste mês, o banco central adotou um método de licitação de preços múltiplos para as operações de MLF. Como resultado, ele não anuncia mais uma taxa de juros fixa para o instrumento.

Espaço Publicitáriocnseg

A mudança para as operações de MLF é vista como mais um passo na eliminação gradual do papel da taxa de MLF como um sinal de política, disseram os especialistas.

Ao longo do ano passado, o banco central esclareceu que a taxa de recompra reversa de sete dias é a principal taxa de política, diminuindo gradualmente a ênfase na intenção de política de outras ferramentas.

Wen observou que a adoção de licitação de preços múltiplos deverá reduzir o custo geral do financiamento de MLF. A medida aumentará a capacidade de precificação baseada no mercado das instituições e apoiará o financiamento sustentável da economia real. Fim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui