Foto mostra a sede da Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China.
Beijing, 26 jan (Xinhua) — A Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China (CBIRC, sigla em inglês), o regulador do setor, disse numa reunião realizada nesta segunda-feira para impedir estritamente que o capital se expanda desordenadamente no setor financeiro, informou Xinhua Finance nesta quarta-feira, uma agência de notícias e informações financeiras operada pela Agência de Notícias Xinhua.
O regulador chinês prometeu introduzir “semáforos” para regular a expansão de capital no setor financeiro, destacando o papel positivo do capital nas atividades financeiras.
A CBIRC promoverá bancos e seguradoras de pequeno e médio porte a complementar, de acordo com as leis relacionadas e regulações de conformidade, os seus capitais por meio de diversos canais.
A supervisão e a regulação efetivas sobre o capital serão reforçadas juntamente com um sólido “parede corta-fogo” entre o capital industrial e o capital financeiro, fortificando a regulação penetrante sobre os acionistas, a fim de impedir que os fundos dos bancos e seguradoras sejam cegamente utilizados na alavancagem.
O regulador chinês aumentará os seus esforços no antimonopólio financeiro e no combate à concorrência desleal, como também reprimirá severamente as operações financeiras não licenciadas.
Além disso, a CBIRC prometeu avançar profundamente com a reforma e abertura do setor bancário e de seguros e acelerar a transformação digital do setor financeiro, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social de alta qualidade este ano. Fim
Leia também:
Banco Central da China conduz 150 bilhões de yuans em recompra reversa