Beijing, 20 jun (Xinhua) — A China cortou nesta terça-feira, a taxa de empréstimo de referência baseada no mercado.
A taxa primária de empréstimo (LPR, sigla em inglês) de um ano chegou a 3,55% nesta terça-feira, abaixo da leitura anterior de 3,65%, de acordo com o Centro Nacional de Financiamento Interbancário.
O LPR de mais de cinco anos, no qual muitos credores baseiam suas taxas de hipoteca, foi reduzido em 10 pontos básicos para 4,2%.
Os dados divulgados mensalmente são uma taxa de referência de preços para bancos e são baseados nas taxas das operações de mercado aberto do Banco Popular da China (PBOC), especialmente a taxa de facilidade de empréstimo de médio prazo (MLF, sigla em inglês).
O PBOC, o Banco Central da China, cortou a taxa de juros de seu MLF de um ano de 2,75% para 2,65% na última quinta-feira, em meio a esforços para fortalecer o ajuste anticíclico e estabilizar as expectativas do mercado.
Na terça-feira passada, o Banco Central reduziu a taxa de recompra reversa de sete dias pela primeira vez desde agosto passado, de 2% para 1,9%.
Mais tarde, no mesmo dia, anunciou um corte nas taxas de juros de sua linha de crédito permanente, com a taxa overnight caindo 10 pontos básicos para 2,75%.
Zeng Gang, diretor da Instituição de Finanças e Desenvolvimento de Shanghai, disse que os cortes nas taxas de juros levaram ao corte da LPR deste mês, o que reduzirá efetivamente as taxas de juros reais dos empréstimos, reduzirá os custos de financiamento, estimulará a demanda por crédito e fortalecerá o ímpeto de crescimento do consumo e investimento. Fim
Leia também:
Banco Central da China corta taxa de recompra reversa de 7 dias