Beijing, 6 nov (Xinhua) — A China reduzirá os preços de varejo da gasolina e do diesel nesta quinta-feira, com base nas recentes mudanças nos preços internacionais do petróleo, disse o mais alto planejador econômico do país na quarta-feira.
Os preços da gasolina serão reduzidos em 145 yuans (cerca de US$ 20,42) por tonelada e os preços do diesel em 140 yuans por tonelada, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) da China.
As três maiores empresas petrolíferas da China – China National Petroleum Corporation, China Petrochemical Corporation e China National Offshore Oil Corporation – e as refinarias de petróleo foram orientadas a manter a produção de petróleo e facilitar o transporte para garantir suprimentos estáveis.
Sob o atual mecanismo de preços, os preços dos produtos petrolíferos refinados são ajustados conforme as mudanças nos preços internacionais do petróleo bruto.
Os departamentos relevantes em várias regiões devem intensificar os esforços de supervisão e inspeção do mercado e tomar medidas rigorosas para reprimir as atividades que violam as políticas nacionais de preços para garantir a ordem do mercado, segundo NDRC. Fim