China critica abuso de medidas de defesa comercial por EUA

92

A China se opõe ao abuso de medidas de defesa comercial, disse o vice-ministro das Finanças Zhu Guangyao na quinta-feira em resposta à última briga de comércio entre os EUA e o país sobre aço.
Há uma semana, os reguladores dos EUA lançaram uma investigação sobre reclamações da United States Steel Corp, de que seus concorrentes chineses teriam roubado seus segredos e estabelecido preços, e a companhia busca deter quase todas as importações dos maiores produtores de aço e exportadores da China.
– A posição da China é clara neste respeito. O país se opõe ao abuso de medidas de defesa comercial – enfatizou Zhu ao responder a uma pergunta sobre o assunto no 16º Fórum de Lanting, realizado em Pequim.
O comércio sino-americano está expandindo rapidamente e o comércio bilateral anual excedeu US$ 558,4 bilhões, e é inevitável que problemas e contradições surjam durante o processo de desenvolvimento, segundo o vice-ministro.
Porém, para resolver disputas de comércio, ambas as partes devem observar as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC) e realizar diálogos para evitar abuso de medidas de defesa comercial, segundo Zhu.
– Nós devemos nos opor ao protecionismo comercial no contexto do princípio de livre comércio, que é consenso e serve aos interesses de ambos os países – disse Zhu.
No mesmo dia, o Grupo de Ferro & Aço de Hebei, importante siderúrgica chinesa em termos da produção, divulgou uma declaração em seu site, acusando os EUA de quebrarem as regras da OMC. Disse que o protecionismo dos EUA está danificando o comércio de aço mundial.
“O comportamento protecionista dos EUA, com base em acusações puramente infundadas da United States Steel Corp, violou seriamente as normas da OMC, distorceu o normal comércio de aço global e danificou os interesses essenciais das siderúrgicas chinesas e dos consumidores de aço dos EUA”, disse a declaração.

Agência Xinhua

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui