China dá novos passos na reforma do mercado acionário

86

Enquanto acelera o processo de aprovação de listagem para o gigante Foxconn Industrial Internet, o órgão regulador de valores da China também está mostrando a porta de saída para empresas com resultados não satisfatórios, com regras mais rigorosas de retirada de mercado.

Desde março, a Comissão Reguladora de Valores da China (CRVC) e as Bolsas de Valores divulgaram projetos de regras que forçarão empresas a sairem do mercado acionário por sérias violações à lei.

No início deste mês, a CRVC prometeu que a China aumentará esforços para tirar da Bolsa "empresas zumbi" e as companhias com perdas de longo prazo e status financeiro severamente pobre.

O regulador também fortalecerá as responsabilidades das Bolsas de Valores em estabelecer e implementar regras de retirada para melhorar a qualidade das empresas cotadas e proteger os interesses de investidores.

Espaço Publicitáriocnseg

Uma semana depois do anúncio, as Bolsas de valores de Shanghai e Shenzhen responderam com projetos de regras detalhadas, estipulando que empresas serão removidas do mercado se forem descobertas ofertas públicas iniciais fraudulentas, fraude em revelações financeiras ou violações à lei.

Ao responder se as novas regras de retirada levarão a uma alta nas saídas do mercado, o vice-diretor da CRVC, Jiang Yang, disse que tudo deve ser feito segundo leis e regulamentos relacionados.

Enquanto cresce rapidamente em tamanho, o mercado chinês de ações tipo A luta contra problemas como a implementação inadequada de políticas para a retirada de empresas da Bolsa, o que mantém companhias em mal funcionamento no jogo e prejudica a confiança do mercado.

Desde que a primeira empresa foi retirada da Bolsa em 2001, o mercado de ações tipo A da China registrou a saída de apenas 57 firmas, segundo o provedor de serviços de informação Wind.

Sem regulamento rigoroso, companhias podem facilmente inchar suas folhas financeiras para evitar advertências de deslistagem.

Além de reformas para a retirada de empresas da Bolsa, a CRVC avançou na mudança do sistema de solicitação de oferta pública inicial (IPO, em inglês).

Para conter as irregularidades no mercado, a CRVC estabeleceu uma nova comissão em outubro, responsável por revisar solicitações de IPO.

Ao passo que mostra a porta de saída para companhias não competitivas, a China está incentivando a listagem nos setores de novas tecnologias e nova economia.

 

Agência Xinhua

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui