Foto aérea mostra técnicos da Zhejiang Electric Power Company da State Grid verificando as linhas de transmissão de energia para garantir a operação estável de fornecimento de energia local em Zhoushan, província de Zhejiang, leste da China, 23 de outubro de 2020. (Xinhua / Xu Yu)
Beijing, 18 jan (Xinhua) – O principal planejador econômico da China estabeleceu prioridades para o fornecimento de energia, já que o mercado global de energia enfrenta situações complicadas, informou a autoridade nesta terça-feira.
“Atualmente, o fornecimento de energia da China é estável em termo geral, mas a situação de oferta e demanda e o ambiente do mercado internacional ainda são complicados”, disse Li Yunqing, oficial da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, em uma entrevista coletiva.
A Comissão tomará uma série de medidas para continuar a otimizar a produção, fornecimento, armazenamento e vendas de energia, com a finalidade de garantir o fornecimento de energia e estabilizar os preços, disse Li.
Ela orientará as províncias e empresas produtoras de carvão a manter as produções, as vendas e as entregas normalizadas durante o período do Festival da Primavera e coordenará a produção, o transporte e as vendas de carvão em tempo hábil.
A produção nacional em campos de petróleo e gás também será reforçada para garantir a segurança e a estabilidade das importações de petróleo bruto, gás via gasoduto e gás natural liquefeito (GNL, sigla em inglês).
Com intuito de facilitar o consumo racional de energia para o desenvolvimento econômico e social, a Comissão coordenará o uso de carvão para geração de energia e como matéria-prima, vai otimizar a alocação de energia interprovincial e inter-regional, fortalecendo o fornecimento de gás natural na região norte, observa Li.
A geração de nova energia também será elevada por canais múltiplos. A construção de projetos fotovoltaicos e de energia eólica em grande escala será acelerada em áreas remotas e o mix de energia será otimizado.
A comissão enfatizou a garantia de um fornecimento de energia estável e ordenado durante períodos importantes, incluindo o feriado do Festival da Primavera e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Beijing, ao mesmo tempo em que assegura o fornecimento de energia para o aquecimento no inverno.
Algumas regiões da China relataram escassez de carvão e fornecimento de energia no final de setembro do ano passado. O país implementou políticas eficazes em rápida resposta, fazendo com que “os preços do carvão voltassem a uma faixa razoável, o armazenamento do mesmo nas usinas atingisse um recorde para o mesmo período da história, assim o fornecimento de energia permaneceu estável e os recursos de gás natural voltaram a ser suficientes.” relatou Li. Fim
Leia também: