Foto tirada em 15 nov, 2021 mostra a cena da cerimônia de abertura da Bolsa de Valores de Beijing, em Beijing, capital da China. (Xinhua)
Beijing, 12 jan (Xinhua) — A Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC, sigla em inglês), a reguladora de valores mobiliários do país, divulgou regras para orientar a transferência das ações das empresas na Bolsa de Valores de Beijing (BSE, sigla em inglês) para as bolsas de Shanghai e Shenzhen, com efeito a partir de 7 de janeiro de 2022, informou a Xinhua Finance administrada pela Xinhua.
A CSRC exigiu nas regras de orientação da Bolsa de Valores de Shanghai (SSE, sigla em inglês) e da Bolsa de Valores de Shenzhen (SZSE, sigla em inglês) implementarem estritamente revisões da transferência das ações e fortalecerem a supervisão diária e o cumprimento total da responsabilidade pelas intermediárias de valores mobiliários.
Com base na revisão das regras anteriores de transferência das ações para as empresas listadas no Sistema Nacional de Transação e Cotação de Valores da China (NEEQ, sigla em inglês), as regras contêm alterações em cinco aspectos, como definir o método de cálculo do período de listagem da empresa e o período de bloqueio das ações das empresas listadas na BSE.
Ao aplicar pela transferência das ações, as empresas listadas na BSE devem estar listadas na bolsa por não menos que um ano, e os seus períodos de listagem no NEEQ e na BSE podem ser combinados para o cálculo.
Em princípio, os períodos de bloqueio das ações das empresas em BSE após as suas transferências para SSE e SZSE, podem deduzir dos períodos de bloqueio já contabilizados quando foram listados no NEEQ e na BSE.
Além disso, as regras anteriores de transferência de ações para empresas listadas no NEEQ são aplicáveis às empresas que solicitaram transferência de listagem para SSE e SZSE antes da abertura da BSE em 15 de novembro de 2021. Após a abertura da BSE e antes da entrada em vigor das regras de orientação, a SSE e a SZSE são obrigadas a lidar com a revisão das aplicações das transferências das ações das empresas listadas na BSE, de acordo com as suas regras atuais, informou a CSRC.
Em relação à BSE, as primeiras empresas listadas vieram parcialmente das empresas originalmente listadas no NEEQ, mais conhecido como “a terceira bolsa” da China. Fim