China divulga medidas para impulsionar exportações de serviços

Autoridades chinesas anunciaram um pacote de medidas destinadas a impulsionar as exportações de serviços e promover o desenvolvimento de alta qualidade do comércio de serviços.

532
Expositores demonstram um robô cirúrgico para substituição de joelho durante a Feira Internacional de Comércio de Serviços da China 2024, no Centro Nacional de Convenções da China, em Beijing, capital da China, em 12 de setembro de 2024. (Xinhua/Ding Hongfa)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 25 setembro (Xinhua) — Autoridades chinesas anunciaram um pacote de medidas destinadas a impulsionar as exportações de serviços e promover o desenvolvimento de alta qualidade do comércio de serviços.

Um aviso divulgado no site do Ministério do Comércio nesta quarta-feira delineou 13 medidas para atender a esses propósitos. Ele diz que as medidas acelerarão o desenvolvimento do comércio de serviços, expandirão a abertura de alto padrão e nutrirão um novo impulso para o crescimento do comércio exterior.

As medidas incluem o uso total dos canais de financiamento disponíveis dos governos central e locais para apoiar novas formas e novos modelos de exportação de serviços, como serviços digitais, design de ponta, pesquisa e desenvolvimento, cadeias de suprimentos e serviços verdes que abrangem conservação de energia, reciclagem de recursos, gestão ambiental e consultoria, de acordo com o aviso.

O aviso afirma que um fundo de orientação com finalidade específica para apoiar o crescimento inovador do comércio de serviços será alavancado para mobilizar mais investimentos do setor privado no comércio de serviços.

Espaço Publicitáriocnseg

Serão feitos esforços para melhorar a eficiência das empresas quando solicitarem descontos de impostos sobre a exportação de serviços, utilizando plataformas de informação eletrônica relevantes.

O apoio de seguro de crédito à exportação para exportações de serviços será aumentado, e o governo otimizará suas políticas de vistos para o pessoal de empresas de investimento estrangeiro, pessoas envolvidas em pesquisa científica e tecnológica e talentos de alto nível que chegam à China, aponta.

O aviso observa que serão feitos esforços para expandir o número de países aos quais se aplica a política chinesa de isenção unilateral de visto, com o objetivo de otimizar as políticas de visto para estrangeiros que chegam à China.

As medidas também incluem esforços para facilitar a liquidação de pagamentos transfronteiriços para o comércio de serviços, incentivando os bancos a melhorar a eficiência do trabalho de liquidação para as empresas com boa credibilidade e em conformidade com as regras envolvidas em operações relevantes. Fim

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg