Foto tirada em 30 de agosto de 2010 mostra o exterior do Banco Popular da China em Beijing, capital da China. (Xinhua/Xing Guangli)
Beijing, 5 mai (Xinhua) — O banco central e o regulador bancário da China divulgaram em 29 de abril uma notificação para que os bancos domésticos globais sistemicamente importantes (G-SIBs) emitam títulos de capacidade total de absorção de perdas (TLAC) de capital de investimento, a fim de aumentar a estabilidade financeira e se proteger contra riscos, informou Xinhua Finance, citando notícias postadas no site do banco central.
Os títulos de TLAC de capital de investimento, conforme informado na notificação, referem-se a títulos não contabilizados na base de capital de G-SIB, mas são vendidos por G-SIB para atender aos requisitos do TLAC. Os “quatro grandes” credores da China, Banco da China, Banco Industrial e Comercial da China, Banco Agrícola da China e Banco de Construção da China, foram identificados como G-SIBs por anos.
Anteriormente, em outubro de 2021, os reguladores chineses emitiram regras sobre TLAC, exigindo que os G-SIBs na China detivessem um valor de TLAC de 16% dos ativos ponderados pelo risco (RWAs), a partir de 1 de janeiro de 2025, e 18% dos RWAs a partir de 1 de janeiro de 2028.
Em uma escala global, os títulos TLAC de capital de investimento são instrumentos importantes para que os G-SIBs desenvolvam capacidades para atender aos requisitos de TLAC. Na China, é necessário suportar os G-SIBs domésticos para cumprir as regras regulatórias relevantes, também é significante para reforçar a estabilidade do sistema financeiro chinês.
Normalmente, o TLAC refere-se ao valor total dos instrumentos de capital e dívida que podem absorver perdas, por meio de baixas ou conversões em ações ordinárias, quando os G-SIBs entram na fase transacional. Os instrumentos TLAC qualificados incluem capital principal de Nível I, outros capitais de Nível I, capital de Nível II e veículos de dívida TLAC de capital de investimento.
Como mostram as regras TLAC lançadas no ano passado, os veículos TLAC qualificados na China incluem veículos de impulso de capital, como ações ordinárias, ações preferenciais, títulos perpétuos e títulos de capital Nível II, como também instrumentos de dívida de capital de investimento. Fim