China e AL estreitam relações

176

Beijing recebeu jornalistas latino-americanos e chineses para o II Fórum de Mídia China–América Latina, promovido pela Xinhua. Foi mais uma oportunidade para estreitar as relações entre o país asiático e nosso subcontinente. As notícias vindas de lá, em que pesem os esforços dos meios de comunicação chineses, acabam passando pelos grandes grupos de mídia dos Estados Unidos e da Europa, passando uma visão deturpada do que realmente acontece na China. Boa parte da informação que circula na imprensa mundial provém de poucas e mesmas fontes: agências de notícias e grandes redes de televisão mundial controladas por um grupo restrito de corporações.Por outro lado, são muito restritas as iniciativas da imprensa latino-americana de se fazer presente no mundo, quanto mais na Ásia.

Veja o exemplo brasileiro: apesar de a China ser nosso principal parceiro comercial, a Agência Brasil, estatal, não compareceu ao Congresso do Partido Comunista (PCC), nem ao Fórum. Contribuíram para esta ausência o esvaziamento do sistema público de comunicação, que vai morrendo por falta de verbas, e uma visão retrógrada do governo, que enxerga nos “comunas” uma ameaça ao mundo.

O MONITOR MERCANTIL esteve presente tanto a um, quanto a outro evento, representado pelo editor do MONITOR DIGITAL, João Carlos S. Cardoso, o JC. O I Fórum foi realizado em novembro do ano passado em Santiago, Chile, e deu como um dos furtos o programa de envio de jornalistas latinos a Beijing, para conhecer o país e se familiarizar com a língua chinesa, uma grande, mas longe de intransponível barreira, ao relacionamento entre os povos de lá e de cá. Existem, assim, alternativas para fugir ao domínio da grande mídia do Norte.

 

Espaço Publicitáriocnseg

Laços firmes

Quaisquer que sejam as mudanças que ocorram no sistema internacional, a China não mudará a sua determinação de aprofundar suas relações com a Rússia, prometeu o presidente chinês, Xi Jinping, a seu colega Vladimir Putin em ligação telefônica nesta quinta-feira.

Putin felicitou Xi por sua reeleição como secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC). O presidente russo elogiou o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Época.

 

Troca de experiências

A experiência regulatória de portos internacionais foi o tema que marcou o 4º Encontro anual da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), realizado esta semana em Brasília.

Mike Sealy, gerente-geral da Stolthaven Terminals, falou sobre a regulação portuária norte-americana e equiparou a situação jurídica entre Brasil e EUA. Sobre a constante discussão acerca da desburocratização do setor, ele foi taxativo: “Precisamos ser mais rápidos”. E avaliou que é necessária a diminuição do custo Brasil além da descentralização do poder para que o país cresça mais rápido no setor.

Já o representante da Hutchison Port Limited, Paul Davey, destacou a produtividade de seu porto no Reino Unido, que é privado desde o início de suas atividades no país. O gerente comercial da DP World, Otto C. Bottger, falou sobre sua experiência em 25 anos na área em diversos portos e concluiu dizendo que o melhor regulador é o próprio mercado.

Para o diretor-presidente da ATP, Almirante Murillo Barbosa, o debate foi oportuno por conta das recentes mudanças no marco regulatório brasileiro.

 

Butim

A reação da mídia que atacou Temer e da que o defendeu, bem como a do “mercado”, após o presidente barrar mais uma ação no Congresso, foi didática: se a quadrilha não mudou, vamos ao assalto com essa que aí está.

 

Búzios

Em janeiro, o mercado financeiro (Boletim Focus) previa que a taxa Selic chegaria ao final do ano em 10,25%; a inflação seria de 4,8%. Os juros devem fechar entre 7% e 7,25%; já o IPCA ficará na casa dos 3,1%.

 

Rápidas

A eleição da nova diretoria do Secovi-SP para a gestão 2018–2020 acontece no próximo dia 7. Candidato à reeleição, o presidente Flavio Amary lidera a única chapa inscrita *** Em comemoração ao Dia das Bruxas, o Shopping Bay Market, em Niterói, apresenta, neste domingo, a peça infantil Os Monstros, a partir das 15h *** O Ministério das Cidades, em parceria com o Lincoln Institute of Land Policy e com o apoio do BID, oferece o curso à distância de autoinstrução sobre Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV. Detalhes em www.capacidades.gov.br/evento/759/curso-a-distancia-de-autoinstrucao-sobre-o-estudo-de-impacto-de-vizinhanca—eiv—turma-12017

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui