China é uma das que mais avança no ranking das economias mais inovadoras do mundo

135
Um ônibus inteligente conectado é visto em um ponto de ônibus na cidade tecnológica Beijing-Tianjin Zhongguancun, em Tianjin, norte da China, em 22 de fevereiro de 2024. (Xinhua/Sun Fanyue)
Xinhua - Silk Road

Genebra, 27 set (Xinhua) — A China subiu uma posição e alcançou o 11º lugar no ranking das economias mais inovadoras do mundo, tornando-se uma das que mais cresceram na última década, de acordo com o Índice Global de Inovação (GII, em inglês) 2024 divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI, ou WIPO em inglês) na quinta-feira.

A China continua sendo a única economia de renda média entre as 30 primeiras, enquanto a Suíça, a Suécia, os Estados Unidos, Singapura e o Reino Unido são as economias inovadoras mais bem classificadas do mundo, de acordo com o GII.

A 17ª edição do GII, que serve como referência crítica para as tendências globais de inovação, aponta que, apesar da rápida ascensão de alguns países, o cenário de inovação mais amplo enfrenta desafios.

O financiamento de capital de risco caiu em cerca de 40% em 2023, revertendo o boom entre 2020 e 2022. Além disso, o crescimento dos gastos com pesquisa e desenvolvimento desacelerou, juntamente com um declínio nos registros internacionais de patentes e publicações científicas.

Espaço Publicitáriocnseg

“No entanto, o progresso tecnológico permaneceu forte em 2023, particularmente em áreas relacionadas à saúde, como sequenciamento do genoma, bem como em poder de computação e baterias elétricas”, disse o diretor-geral da OMPI, Daren Tang.

“A adoção da tecnologia também se aprofundou, especialmente em 5G, robótica e veículos elétricos. O GII deste ano também aponta tendências positivas nos principais indicadores, incluindo um declínio na pobreza global e aumentos na produtividade do trabalho e na expectativa de vida”, acrescentou. Fim

Leia também:

Setenta e cinco anos depois, economia da China merge mais forte com novo impulso de crescimento
Cinturão e Rota
Setenta e cinco anos depois, economia da China merge mais forte com novo impulso de crescimento

Beijing, 3 outubro (Xinhua) — Desde a fundação da República Popular da China, há 75 anos, o país evoluiu de uma nação atrasada e pobre para a segunda maior economia do mundo, alcançando vários marcos ao longo do caminho. Ao embarcar em um caminho de desenvolvimento de alta qualidade que é impulsionado pela inovação, ambientalmente […]

Exposição sobre cultura confuciana brilha no Museu do Palácio de Beijing
Cinturão e Rota
Exposição sobre cultura confuciana brilha no Museu do Palácio de Beijing

Beijing, 3 outubro (Xinhua) — Uma exposição especial com foco na cultura confuciana está em andamento no Museu do Palácio, em Beijing. A exposição apresenta 380 itens (conjuntos) de cerca de 30 instituições arqueológicas e culturais, nacionais e internacionais, incluindo artistas do Museu do Palácio. Por meio de evidências arqueológicas, textos preservados e relíquias culturais, […]

China registra progresso significativo nos projetos-chave programados para 2021-2025
Cinturão e Rota
China registra progresso significativo nos projetos-chave programados para 2021-2025

A China fez progressos significativos na implementação dos 102 principais projetos listados em seu 14º Plano Quinquenal (2021-2025), com realizações notáveis em setores como infraestrutura de transporte, sistemas de energia e desenvolvimento verde, afirmou o principal planejador econômico do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui