

Beijing, 20 agosto (Xinhua) — O banco central da China emitirá um conjunto de moedas comemorativas em 27 de agosto com a imagem do pagode de madeira mais alto do mundo.
O conjunto de três moedas, todas com curso legal na China, consiste em duas moedas de ouro e uma moeda de prata, informou o Banco Popular da China.
Todas as três moedas trazem à frente a imagem do Pagode Sakyamuni do Templo Fogong no distrito de Yingxian, Província de Shanxi, norte da China.
O templo, conhecido como o Pagode de Madeira de Yingxian, foi construído em 1056 com arte de encaixe e espiga. Com uma altura de 67,31 metros, é a mais alta e mais antiga estrutura de madeira com vários andares do mundo, conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A moeda de ouro redonda de 100 gramas, com uma denominação de 1.500 yuans (cerca de 210 dólares americanos), tem uma circulação máxima de 600 peças. O verso traz pássaros velozes, nuvens e montanhas distantes.
A moeda de ouro redonda de 5 gramas tem uma denominação de 80 yuans e uma circulação máxima de 10.000 peças. Seu verso apresenta a imagem da estátua de Sakyamuni no primeiro andar do pagode.
A moeda redonda de prata de 30 gramas tem uma denominação de 10 yuans e uma circulação máxima de 20.000 peças. É adornado com a imagem de estátuas no quarto andar do pagode. Fim
Leia também:
-
Indicadores mostram vitalidade da economia da China em 2025
Divulgados nesta sexta-feira, indicadores mostram economia da China forte na indústria, varejo e nos novos motores de desenvolvimento.
-
China se torna o maior parceiro comercial dos países do Golfo
Comércio da China com países do Golfo (Oriente Médio) supera EUA, Reino Unido e União Europeia somados.
-
Desde o 1º Plano Quinquenal, PIB da China cresceu 223 vezes
Relatório de think tanks destaca desenvolvimento no 15º Plano Quinquenal; PIB per capita aumentou 89 vezes de 1952 a 2023.
-
China pretende expandir alcance e fortalecer ‘soft power’
Documento para o 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social propõe mais cooperação e intercâmbio cultural.
-
Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China
Leia na íntegra o Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China, divulgado nesta quinta-feira.
-
Economia da China cresce 5,2% nos 3 primeiros trimestres de 2025
Resultado no terceiro trimestre foi de alta de 4,8%, inferior aos 5,2% do segundo trimestre, mas mostra expansão estável.




















