China fica em primeiro lugar na promoção do crescimento econômico mundial de 1979 a 2023

Nos últimos 75 anos, desde a fundação da República Popular da China, a força econômica, as capacidades científicas e tecnológicas e o poder nacional geral do país aumentaram significativamente, e sua influência internacional se expandiu muito, de acordo com um relatório do Departamento Nacional de Estatísticas.

225
Um homem trabalha em um escritório na Área Heihe da Zona-Piloto de Livre Comércio da China (Heilongjiang) em Heihe, na Província de Heilongjiang, nordeste da China, em 31 de janeiro de 2024. (Xinhua/Xie Jianfei)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 2 outubro (Xinhua) — Nos últimos 75 anos, desde a fundação da República Popular da China, a força econômica, as capacidades científicas e tecnológicas e o poder nacional geral do país aumentaram significativamente, e sua influência internacional se expandiu muito, de acordo com um relatório do Departamento Nacional de Estatísticas.

De 1979 a 2023, o crescimento econômico da China foi em média de 8,9% ao ano, superando em muito o crescimento econômico global médio de 3% durante o mesmo período.

A contribuição média anual da China para o crescimento econômico mundial foi de 24,8%, ocupando o primeiro lugar no mundo, de acordo com o relatório.

Seguem alguns destaques das conquistas econômicas do país nos últimos 75 anos:

Espaço Publicitáriocnseg

Em 1952, o PIB da China era de apenas 30 bilhões de dólares americanos. Em 1978, o PIB chinês aumentou para 149,5 bilhões de dólares americanos, representando 1,7% da economia mundial.

Desde a reforma e abertura, o agregado económico da China continua a expandir-se. Em 2023, o PIB da China atingiu 17,8 trilhões de dólares americanos, representando 16,9% do total mundial e solidificando sua posição como a segunda maior economia do mundo.

Em 1985, o número de pedidos de patentes de invenção na China era de 8.558. Esse número subiu para 526 milhões em 2011, tornando a China líder mundial nessa área. Até o final de 2022, o número de pedidos de patentes de invenção da China atingiu 1.619 milhões, garantindo firmemente sua posição como líder mundial.

Em 1950, o comércio exterior de bens da China era de apenas 1,1 bilhões de dólares americanos, representando 0,9% do total mundial. Em 2013, a China se tornou a maior nação do comércio de bens do mundo. Em 2023, o comércio de bens total da China atingiu 5,9 trilhões de dólares americanos, representando 12,4% da participação global, e o país tem ficado consistentemente em primeiro lugar no mundo por sete anos consecutivos.

O comércio de serviços também registrou enormes expansões. No início da fundação da República Popular da China, o comércio de serviços da China era quase zero. Em 2023, o volume total de importações e exportações do comércio de serviços do país atingiu 933,1 bilhões de dólares americanos, ocupando o quarto lugar no mundo. Fim

Leia também:

Vendas de carros de passeio de nova energia na China aumentam em novembro
Cinturão e Rota
Vendas de carros de passeio de nova energia na China aumentam em novembro

Beijing, 10 dezembro (Xinhua) — O mercado de veículos de passageiros de nova energia da China continua apresentando um crescimento robusto em novembro, com as vendas no varejo atingindo quase 1,27 milhões de unidades, mostraram dados da associação do setor divulgados nesta segunda-feira. A cifra marca um aumento anual de 50,5% e uma alta de […]

Comércio exterior da China cresce 4,9% entre janeiro e novembro
Cinturão e Rota
Comércio exterior da China cresce 4,9% entre janeiro e novembro

Beijing, 10 dezembro (Xinhua) — As importações e exportações totais de bens da China expandiram 4,9% ano a ano em termos de yuan nos primeiros 11 meses do ano, mostraram dados oficiais nesta terça-feira. O volume do comércio de bens expandiu para 39,79 trilhões de yuans (cerca de 5,6 trilhões de dólares americanos) no período […]

LEGO promove marca e inovação para explorar potencial de mercado de longo prazo da China
Cinturão e Rota
LEGO promove marca e inovação para explorar potencial de mercado de longo prazo da China

O gigante global de brinquedos LEGO Group disse que continuará investindo em marca e inovação no mercado chinês para atender às demandas diversificadas dos consumidores em meio a um cenário de varejo em evolução.

Índice de logística de comércio eletrônico da China atinge em novembro o maior nível em sete anos
Cinturão e Rota
Índice de logística de comércio eletrônico da China atinge em novembro o maior nível em sete anos

Beijing, 9 dezembro (Xinhua) — O índice de logística de comércio eletrônico da China atingiu em novembro seu nível mais alto em sete anos, de acordo com os resultados de uma pesquisa divulgada no domingo pela Federação Chinesa de Logística e Compras e pela gigante do comércio eletrônico JD.com. O índice de logística do comércio […]

Preços ao consumidor da China se recuperam em novembro
Cinturão e Rota
Preços ao consumidor da China se recuperam em novembro

Beijing, 9 dezembro (Xinhua) — Os preços ao consumidor da China se estabilizaram em novembro devido à maior confiança dos compradores, apresentaram dados oficiais nesta segunda-feira. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), um dos principais indicadores de inflação, subiu 0,2% ano a ano em novembro, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE). […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui