Beijing, 2 de julho (Xinhua) — A China finalizou e divulgou sua lista completa dos principais projetos de construção deste ano, visando implementar as principais estratégias nacionais e desenvolver capacidades de segurança em áreas-chave, disse o principal planejador econômico do país nesta quarta-feira.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma disse que o investimento total chegou a 800 bilhões de yuans (cerca de 111,8 bilhões de dólares americanos), após a recente alocação de mais de 300 bilhões de yuans para o terceiro e último grupo de projetos de 2025.
Os fundos apoiarão 1.459 projetos em áreas importantes, incluindo restauração ecológica na bacia do Rio Yangtze, infraestrutura de transporte ao longo do Yangtze, o novo corredor terra-mar ocidental, terras agrícolas de alto padrão, infraestrutura de conservação de água e serviços públicos subterrâneos urbanos, disse a comissão.
Ele também disse que acelerará as reformas em áreas importantes, incluindo esforços para melhorar o financiamento de ferrovias ao longo do Rio Yangtze, sistemas de manutenção para serviços públicos subterrâneos e planejamento de centros logísticos nacionais.
A China está se esforçando para expandir o investimento efetivo e impulsionar o consumo. Além desses grandes projetos, o apoio foi intensificado para modernizações de equipamentos em larga escala e programas de troca de bens de consumo.
O país destinou 300 bilhões de yuans em títulos especiais do Tesouro de prazo ultralongo para apoiar seu programa de troca em 2025, com as duas primeiras parcelas do financiamento — totalizando 162 bilhões de yuans — emitidas em janeiro e abril. O terceiro lote de financiamento será alocado em julho para apoiar a implementação do programa.
O produto interno bruto da China cresceu 5,4% ano a ano no primeiro trimestre de 2025. O país tem como meta um crescimento econômico anual de cerca de 5% neste ano. Fim