Beijing, 7 fev (Xinhua) — A 9ª edição dos Jogos Asiáticos de Inverno em Harbin, na Província de Heilongjiang, no nordeste da China, recebeu um grande número de espectadores e visitantes de todo o mundo, tornando-se um dos destinos mais populares neste inverno. De acordo com os organizadores, mais de 1.200 atletas de 34 países e regiões da Ásia competirão, tornando esta edição a maior em termos de delegações e atletas participantes.
“A 9ª edição dos Jogos Asiáticos de Inverno em Harbin unirá as pessoas novamente nos esportes contra todos os desafios para promover ainda mais o movimento olímpico asiático”, disse Husain Al Musallam, diretor-geral do Conselho Olímpico da Ásia.
Como importante local de nascimento dos esportes de gelo e neve da China, Harbin tornou-se o foco da atenção global. As condições naturais exclusivas e o profundo patrimônio cultural da Província de Heilongjiang não apenas injetam nova vitalidade aos esportes de neve e gelo, mas também abrem novas oportunidades para o desenvolvimento da economia de neve e gelo.
Em novembro de 2024, a China lançou uma série de políticas que estimulam a vitalidade da economia de gelo e neve do país por meio do desenvolvimento de esportes de inverno, esperando que a escala total atinja 1,2 trilhão de yuans (cerca de US$ 137,9 bilhões) até 2027 e 1,5 trilhão de yuans até 2030.
Durante o feriado da Festa da Primavera, o Mundo de Gelo e Neve de Harbin atraiu mais de 610 mil turistas nacionais e estrangeiros. “Ver essas esculturas e edifícios de gelo com meus próprios olhos é realmente inspirador. Eles são requintados e ricos em elementos culturais únicos”, disse Robin Lapthorne, um turista australiano, após uma turnê pelo Mundo de Gelo e Neve. Ele acrescentou que a beleza é inesquecível e deve ser elogiada pela qualidade artística.
Nos últimos 60 anos, Harbin tem acolhido gerações de escultores de gelo e neve. Graças a seus esforços, as técnicas de escultura em gelo, antes consideradas uma arte em extinção, floresceram não apenas na China, mas também em todo o mundo.
A cultura de gelo e neve é uma sinfonia da natureza e da humanidade. Os turistas não apenas veem o gelo e a neve, mas também apreciam a cultura popular local. A arte da escultura em gelo traz o patrimônio cultural intangível de volta à vida, enquanto o turismo com gelo e neve cria muitos novos negócios. “A cultura de gelo e neve é o catalisador para o desenvolvimento da economia, por meio de atividades folclóricas de gelo e neve, arte e produtos criativos com temas de gelo e neve. Mais pessoas podem sentir o charme de gelo e neve, dando nova vitalidade ao desenvolvimento da economia de gelo e neve”, disse Peng Fuwei, um funcionário sênior da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.
Na temporada 2024-2025, a China sediará 28 eventos internacionais de gelo e neve. “Os eventos esportivos têm um grande papel a desempenhar na promoção do desenvolvimento econômico e na liberação do potencial de consumo”, afirmou Ai Yu, funcionário da Administração Geral dos Esportes da China, acrescentando que, no futuro, a entidade continuará a promover a economia de esportes de inverno de várias maneiras, incluindo o aumento da oferta de eventos esportivos de alto nível, integrando-os a vários setores, como cultura, turismo e negócios, otimizando ainda mais o ambiente e criando mais cenários de serviços. Fim