China inicia ‘2 sessões’ de olho na modernização

Duas sessões na China se refere às reuniões quase simultâneas do principal órgão consultivo e da Assembleia Popular

292
Abertura das Duas Sessões no Grande Salão do Povo
Abertura das Duas Sessões no Grande Salão do Povo (foto de Xie Huanchi, Xinhua)

O principal órgão consultivo político da China, o 14º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), abriu sua sessão anual nesta segunda-feira, no Grande Salão do Povo, em Beijing. Nesta terça-feira, será a abertura da Assembleia Popular Nacional (APN), a mais alta legislatura da China.

Os líderes do partido e do Estado (Xi Jinping, Li Qiang, Zhao Leji, Cai Qi, Ding Xuexiang, Li Xi e Han Zheng) participaram do início do que é chamado de “duas sessões”, com a presença de mais de 2 mil membros do Comitê Nacional da CCPPC.

A segunda maior economia do mundo se esforça por solidificar a dinâmica da recuperação econômica na sua busca pela modernização, um esforço com implicações além da China.

Realizadas quase simultaneamente em Pequim, as “duas sessões” determinarão a agenda nacional para este ano, o que terá implicações de longo alcance. A APN detém o mais alto poder estatal na China. Um item significativo na agenda da sessão é a revisão de um relatório de trabalho do governo, que destaca as conquistas e define metas de desenvolvimento para o presente ano e além.

Espaço Publicitáriocnseg

Durante a sessão, os deputados da APN examinarão um projeto de plano de desenvolvimento e orçamentos para o ano em curso. Além disso, espera-se que os legisladores deliberem sobre um projeto de revisão da Lei Orgânica do Conselho de Estado, além de analisarem os relatórios de trabalho do Comitê Permanente da APN, do Supremo Tribunal Popular e da Suprema Procuradoria Popular.

Os legisladores e conselheiros políticos chineses desempenham um papel crucial na contribuição para o desenvolvimento do país, apresentando propostas e sugestões. De acordo com dados do governo, em 2023, os departamentos subordinados ao Conselho de Estado trataram 12.480 sugestões e propostas apresentadas por deputados da APN e membros do Comité Nacional da CCPPC.

Duas sessões debaterá implementação das novas forças produtivas na China

A expectativa envolve a forma como as “duas sessões” se concentrarão na promoção do desenvolvimento, visto como um requisito crucial para a modernização chinesa. Os deputados da APN e os membros do Comité Nacional da CCPPC vão contribuir com sugestões e propostas sobre as “novas forças produtivas”, um termo destacado por Xi Jinping.

Xi Jinping e demais lídres participam da abertura da 14 sessão da CCPPC
Xi Jinping e demais lídres participam da abertura da 14 sessão da CCPPC (foto de Ju Peng, Xinhua)

Na opinião de Yuan Yuyu, deputado da APN e presidente da Medprin Regenerative Medical Technologies Co., Ltd., com sede em Guangzhou, este conceito refere-se a forças produtivas avançadas impulsionadas pela inovação. A ênfase principal reside na promoção de alto nível de autossuficiência e fortalecimento de capacidades em ciência e tecnologia.

As “duas sessões” deste ano têm um significado particular, uma vez que 2024 marca o 75º aniversário da fundação da República Popular da China e representa um ano crucial para alcançar as metas e tarefas delineadas no 14º Plano Quinquenal (2021-2025).

A economia da China se recuperou em 2023. O Produto Interno Bruto (PIB, medida da economia de um país) cresceu 5,2%, superando a meta inicial de cerca de 5%. O país continua a ser um motor vital do desenvolvimento global, contribuindo com cerca de 30% para o crescimento econômico mundial.

Com Agência Xinhua

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui