Beijing, 23 jan (Xinhua) — A China lançou medidas para reforçar a sua indústria de serviços domésticos, em resposta às demandas de sua população envelhecida, informou o Ministério do Comércio da China nesta segunda-feira.
O ministério, em colaboração com departamentos relativos, ofereceu uma série de incentivos fiscais, subsídios a startups e assistência financeira destinada a melhorar a qualidade e o crescimento da indústria, disse o funcionário da pasta Zhu Guangyao em uma coletiva de imprensa.
Zhu disse que a indústria de serviços domésticos da China emprega atualmente cerca de 30 milhões de pessoas, mas a demanda do setor excede 50 milhões. Assim, estão em curso esforços para aumentar a força de trabalho.
Por exemplo, a pasta está incentivando feiras de emprego a serem online, visando melhor conectar os candidatos a emprego com potenciais empregadores e para que os cursos de treinamento sejam realizados online, de acordo com Zhu.
O responsável acrescentou que o emprego se concentrará cada vez mais nos cuidados domiciliários para responder ao aumento de procura nesta área.
A China já divulgou uma diretriz para fortalecer a economia da terceira idade, que incorpora atividades econômicas que atendem aos idosos com produtos e serviços personalizados e se preparam para os desafios do envelhecimento da população.
Dados oficiais mostraram que a população da China com 60 anos ou mais chegou a 297 milhões no final de 2023, respondendo por 21,1% da população total do país. Fim