O Banco do Povo da China (PBoC, o Banco Central) anunciou nesta quinta-feira que decidiu criar o Securities, Funds and Insurance companies Swap Facility (SFISF), com a escala inicial de 500 bilhões de yuans (cerca de US$ 71 bilhões de dólares) para “o desenvolvimento saudável e estável do mercado de capitais”.
O SFISF, que é a primeira ferramenta de política monetária criada pela China para dar suporte ao mercado de capitais, permitirá que títulos, fundos e companhias de seguros qualificados usem seus ativos, incluindo títulos, ETFs de ações e participações em constituintes do Índice CSI 300 como garantia em troca de ativos altamente líquidos, como títulos do tesouro e letras do banco central, disse o BC em um comunicado.
“A ferramenta pode melhorar muito a capacidade de instituições relevantes de obter fundos e investir em ações”, disse Tian Liang, analista da CITIC Securities. A escala do SFISF pode ser expandida dependendo do desenvolvimento da situação, de acordo com o banco central.
“O SFISF promoverá o investimento de capital de médio e longo prazo e aumentará a estabilidade interna do mercado”, disse Dong Ximiao, pesquisador chefe da Merchants Union Consumer Finance Company Limited. A partir desta quinta-feira, começaram a ser aceitas inscrições de títulos, fundos e seguradoras elegíveis.
Como um arranjo institucional de longo prazo, o SFISF é propício para aumentar a resiliência do mercado de capitais da China e coibir o comportamento de manada e outras ações pró-cíclicas, ajudando assim a manter a estabilidade do mercado, disseram fontes citadas pelo jornal financeiro da Xinhua, China Securities Journal.
“A nova ferramenta não indica flexibilização quantitativa, mas pode impulsionar a participação de instituições não bancárias, aumentar a liquidez do mercado, melhorar a eficiência de transmissão da política monetária no mercado de capitais e promover o desenvolvimento sólido e estável do mercado de capitais”, disse Yu Lifeng, analista da Golden Credit Rating.
“O SFISF é uma troca de ativos e não expandirá a escala de emissão de moeda base”, disse Xu Zhong, vice-chefe da Associação Nacional de Investidores Institucionais do Mercado Financeiro.