Foto tirada em 24 de março de 2011 mostra o edifício sede do Banco Popular da China (PBOC) em Beijing, capital da China. (Xinhua)
Beijing, 4 jun (Xinhua) — O banco central chinês, o Banco Popular da China (PBOC), anunciou na segunda-feira a aprovação de três instituições de infraestrutura financeira para desenvolver um esquema de acesso mútuo conectando os mercados de swap de taxas de juros do continente chinês e da Região Administrativa Especial de Hong Kong (HKSAR), informou Xinhua Finance nesta segunda-feira.
As três instituições de infraestrutura financeira são China Foreign Exchange Trade System, Shanghai Clearing House e OTC Clearing Hong Kong Limited.
O PBOC fez a divulgação junto com a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong e a Autoridade Monetária de Hong Kong, dizendo que o Swap Connect se refere a um acordo para permitir que os investidores participem dos mercados de derivativos financeiros no continente chinês e na HKSAR.
Conforme a divulgação, primeiramente as negociações do continente permitem que os investidores estrangeiros participem do mercado de derivativos financeiros interbancários da China, e em seguida, as negociações em Hong Kong serão exploradas para facilitar a participação de investidores do continente chinês no mercado de derivativos financeiros de HKSAR.
Na fase inicial, os swaps de taxa de juro serão elegíveis para negociação no continente, com outros produtos a serem incluídos oportunamente em função das condições de mercado.
Por meio da conexão de infraestruturas, o Swap Connect ajudará os investidores nacionais e estrangeiros a concluir convenientemente as transações de swap de taxa de juros denominadas em Renminbi (RMB) e compensação centralizada, boa para cobrir riscos de taxa de juros e também propícia para fortificar o papel da HKSAR como um centro financeiro internacional.
Nos últimos anos, as demandas por veículos de gerenciamento de risco de taxa de juros em RMB têm aumentado entre os investidores estrangeiros, juntamente com a crescente abertura do mercado de títulos interbancários da China.
Após seis meses, a partir da segunda-feira, o Swap Connect será formalmente lançado, de acordo com a divulgação. Fim
Leia também: