China lidera mercado global de robôs industriais com instalações recordes

688
Robôs instalam para-brisas para carros em uma oficina inteligente da fabricante de automóveis chinesa SAIC-GM-Wuling em Liuzhou, Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China, 9 de maio de 2024
Robôs instalam para-brisas para carros em uma oficina inteligente da fabricante de automóveis chinesa SAIC-GM-Wuling em Liuzhou, Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China, 9 de maio de 2024. (Xinhua/Jin Haoyuan)
Xinhua - Silk Road

Berlim, 25 set (Xinhua) — O estoque de robôs industriais da China atingiu um recorde de 2,027 milhões de unidades em 2024, respondendo por mais da metade da demanda global, de acordo com o relatório World Robotics 2025 divulgado nesta quinta-feira pela Federação Internacional de Robótica (IFR, em inglês), com sede em Frankfurt.

As instalações anuais na China subiram para 295 mil unidades, um aumento de 7% em relação a 2023, marcando o mais alto nível já registrado, disse o relatório. Globalmente, 542 mil robôs industriais foram instalados em 2024, mais que o dobro do número de uma década atrás, e as instalações mundiais ultrapassaram 500 mil unidades pelo quarto ano consecutivo.

“A estratégia da China para modernizar sua base manufatureira atingiu um novo marco no impulso de automação do país”, disse o presidente da IFR, Takayuki Ito. “O estoque de robôs dobrou em três anos, ultrapassando 1 milhão de unidades em 2021 e agora contando com 2 milhões de unidades em 2024.”

A Ásia continuou sendo o mercado dominante, respondendo por 74% das novas implantações de robôs em 2024, em comparação com 16% na Europa e 9% nas Américas.

Espaço Publicitáriocnseg

Na China, o setor elétrico e eletrônico continuou liderando a demanda com 83 mil unidades instaladas em 2024, seguido pela indústria automotiva com 57,2 mil unidades. Os fornecedores nacionais também expandiram sua presença no processamento de alimentos, têxteis e produtos de madeira.

Pela primeira vez, os fabricantes chineses de robôs venderam mais unidades no país do que os concorrentes estrangeiros, com sua participação no mercado doméstico subindo para 57% em 2024, ante os 47% em 2023, observou o relatório. A pesquisa do 1º trimestre de 2025 da IFR também mostrou um forte crescimento de dois dígitos nos pedidos de robôs em toda a Ásia, em grande parte impulsionado pela China.

Em todo o mundo, o número total de robôs industriais em operação atingiu 4,664 milhões de unidades em 2024, um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Ito disse que, embora as condições macroeconômicas globais possam criar ventos contrários de curto prazo, a tendência de crescimento de longo prazo permanece forte.

O relatório prevê que a indústria global de robótica manterá um crescimento robusto. Espera-se que as instalações em todo o mundo aumentem 6% para 575 mil unidades em 2025, e ultrapassem 700 mil unidades até 2028, com crescimento médio anual em torno de 10% até então. Espera-se que a China continue sendo o maior mercado do mundo além desse período. Fim

Leia também:

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg