Beijing, 10 nov (Xinhua) — A abertura do setor financeiro da China com maior profundidade trará mais oportunidades para as instituições estrangeiras e incentivará investimentos no país, segundo funcionários do governo.
“Nos últimos anos, a China vem se alinhando ativamente com as regras internacionais e aprimorou uma série de regras regulatórias”, disse Gao Song, um oficial da Administração Nacional de Regulação Financeira, à margem da cerimônia de abertura da filial de Beijing do Kasikornbank (China), banco da Tailândia.
A instalação da filial do banco em Beijing é o exemplo mais recente que reflete a atração dos mercados financeiros chineses, afirmou Gao. O Kasikornbank (China), uma subsidiária do Kasikornbank, um dos principais bancos da Tailândia, agora possui filiais em Shenzhen, Shanghai, Chengdu e Beijing.
Não apenas o Kasikornbank (China), mas muitas instituições financeiras estrangeiras têm aumentado os seus investimentos na China. De 2020 até o final de setembro deste ano, os bancos estrangeiros na China acrescentaram um investimento total de 18,73 bilhões de yuans (cerca de US$ 2,61 bilhões).
Até o final de setembro, 202 bancos de 52 países e regiões já estabeleceram escritórios na China, enquanto instituições estrangeiras de seguros estabeleceram um total de 67 filiais e 73 escritórios representativos no país.
Os ativos totais dos bancos estrangeiros alcançaram 3,79 trilhões de yuans no final de setembro, enquanto os das instituições de seguros estrangeiras ficaram em torno de 2,33 trilhões de yuans.
Os bancos estrangeiros obtiveram 16,47 bilhões de yuan em lucros líquidos durante os três primeiros trimestres. A sua taxa de empréstimo não produtiva (NPL) foi de 0,94% e a taxa de liquidez foi de 72,52% no final de setembro, superando o desempenho médio dos bancos comerciais domésticos.
“No geral, as instituições financeiras estrangeiras mantiveram operações sólidas na China, o que demonstra plenamente os resultados positivos da abertura do setor financeiro da China”, disse Zhou Gengqiang, secretário-geral adjunto da Associação Bancária da China.
Com igual ênfase em “trazer” e “globalizar”, a China também acelerou seu ritmo de expansão em mercados estrangeiros nos últimos anos.
Por exemplo, 13 bancos chineses estabeleceram 145 filiais em 50 países participantes do Cinturão e Rota (ICR) até o final de junho, e seis instituições chinesas de seguros estabeleceram 15 filiais estrangeiras em oito países participantes da ICR.
A cooperação no setor financeiro também foi fortalecida. Até o final de setembro, a Administração Nacional de Regulação Financeira assinou 126 acordos de cooperação com suas contrapartes em 87 países e regiões, disse Gao.
Na conferência central de trabalho financeiro realizada no mês passado, a liderança do país sublinhou que a China expandirá de forma constante a abertura institucional no setor financeiro e facilitará o investimento e financiamento transfronteiriços.
Enfatizando uma abertura financeira de alto padrão, a conferência enviou sinais positivos para o futuro desenvolvimento das instituições financeiras estrangeiras na China, disse Zhou.
“O setor financeiro da China continuará a se abrir mais amplamente e a criar um ambiente de negócios orientado para o mercado, baseado na lei e internacional para instituições financeiras estrangeiras e capital de longo prazo”, acrescentou Gao. Fim
Leia também:
Principal taxa de empréstimo da China permanece inalterada
A principal taxa de empréstimo (LPR, sigla em inglês) de um ano da China, índice referencial para empréstimos do mercado, ficou em 3,1% na segunda-feira, inalterada em relação ao mês passado.
Indústria manufatureira da China consome maior parcela de aço em 2024
A proporção de aço usado na indústria manufatureira da China aumentou para 50% em 2024, ante 42% em 2020.
A escala geral da indústria de manufatura da China é a melhor do mundo por 15 anos
Beijing, 21 de janeiro (Xinhua) — A indústria manufatureira da China manteve a primeira posição no mundo em termos de escala geral por 15 anos consecutivos em 2024, informou o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação nesta terça-feira. Em 2024, a produção industrial total de valor agregado da China atingiu 40,5 trilhões de yuans […]
China tem alta de 14,6% na capacidade instalada de geração de eletricidade em 2024
Beijing, 21 janeiro (Xinhua) — A capacidade instalada total de geração de eletricidade da China atingiu 3,35 bilhões de quilowatts no final de dezembro do ano passado, um aumento anual de 14,6%, segundos dados da Administração Nacional de Energia divulgados nesta terça-feira. As principais empresas de energia investiram cerca de 1,17 trilhões de yuans (cerca […]
Vendas no varejo da China crescem 3,5% em 2024
As vendas de bens de consumo no varejo da China, um importante indicador da força de consumo do país, subiram anualmente 3,5% em 2024.
Lucros de empresas estatais centrais da China atingem 2,6 trilhões de yuans em 2024
Os lucros das empresas estatais administradas pelo governo central da China registraram um crescimento constante em 2024.