China mantém forte atração para bancos estrangeiros no processo de abertura

40
Foto aérea panorâmica tirada em 10 de janeiro de 2023 mostra a vista da área de Lujiazui da Zona Piloto de Livre Comércio da China (Shanghai) em Shanghai, no leste da China. (Xinhua/Fang Zhe)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 10 nov (Xinhua) — A abertura do setor financeiro da China com maior profundidade trará mais oportunidades para as instituições estrangeiras e incentivará investimentos no país, segundo funcionários do governo.

“Nos últimos anos, a China vem se alinhando ativamente com as regras internacionais e aprimorou uma série de regras regulatórias”, disse Gao Song, um oficial da Administração Nacional de Regulação Financeira, à margem da cerimônia de abertura da filial de Beijing do Kasikornbank (China), banco da Tailândia.

A instalação da filial do banco em Beijing é o exemplo mais recente que reflete a atração dos mercados financeiros chineses, afirmou Gao. O Kasikornbank (China), uma subsidiária do Kasikornbank, um dos principais bancos da Tailândia, agora possui filiais em Shenzhen, Shanghai, Chengdu e Beijing.

Não apenas o Kasikornbank (China), mas muitas instituições financeiras estrangeiras têm aumentado os seus investimentos na China. De 2020 até o final de setembro deste ano, os bancos estrangeiros na China acrescentaram um investimento total de 18,73 bilhões de yuans (cerca de US$ 2,61 bilhões).

Espaço Publicitáriocnseg

Até o final de setembro, 202 bancos de 52 países e regiões já estabeleceram escritórios na China, enquanto instituições estrangeiras de seguros estabeleceram um total de 67 filiais e 73 escritórios representativos no país.

Os ativos totais dos bancos estrangeiros alcançaram 3,79 trilhões de yuans no final de setembro, enquanto os das instituições de seguros estrangeiras ficaram em torno de 2,33 trilhões de yuans.

Os bancos estrangeiros obtiveram 16,47 bilhões de yuan em lucros líquidos durante os três primeiros trimestres. A sua taxa de empréstimo não produtiva (NPL) foi de 0,94% e a taxa de liquidez foi de 72,52% no final de setembro, superando o desempenho médio dos bancos comerciais domésticos.

“No geral, as instituições financeiras estrangeiras mantiveram operações sólidas na China, o que demonstra plenamente os resultados positivos da abertura do setor financeiro da China”, disse Zhou Gengqiang, secretário-geral adjunto da Associação Bancária da China.

Com igual ênfase em “trazer” e “globalizar”, a China também acelerou seu ritmo de expansão em mercados estrangeiros nos últimos anos.

Por exemplo, 13 bancos chineses estabeleceram 145 filiais em 50 países participantes do Cinturão e Rota (ICR) até o final de junho, e seis instituições chinesas de seguros estabeleceram 15 filiais estrangeiras em oito países participantes da ICR.

A cooperação no setor financeiro também foi fortalecida. Até o final de setembro, a Administração Nacional de Regulação Financeira assinou 126 acordos de cooperação com suas contrapartes em 87 países e regiões, disse Gao.

Na conferência central de trabalho financeiro realizada no mês passado, a liderança do país sublinhou que a China expandirá de forma constante a abertura institucional no setor financeiro e facilitará o investimento e financiamento transfronteiriços.

Enfatizando uma abertura financeira de alto padrão, a conferência enviou sinais positivos para o futuro desenvolvimento das instituições financeiras estrangeiras na China, disse Zhou.

“O setor financeiro da China continuará a se abrir mais amplamente e a criar um ambiente de negócios orientado para o mercado, baseado na lei e internacional para instituições financeiras estrangeiras e capital de longo prazo”, acrescentou Gao. Fim

Leia também:

PMI não manufatureiro da China aumenta em fevereiro
Cinturão e Rota
PMI não manufatureiro da China aumenta em fevereiro

Beijing, 1º mar (Xinhua) — O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor não manufatureiro da China ficou em 51,4 em fevereiro, ante os 50,7 de janeiro, informou nesta sexta-feira o Departamento Nacional de Estatísticas. Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto abaixo, contração. O subíndice para o setor […]

Montadoras de automóveis da China exploram mercado da América Latina
Cinturão e Rota
Montadoras de automóveis da China exploram mercado da América Latina

Shenzhen, 29 fev (Xinhua) — No início do Ano Novo Lunar chinês, um navio cargueiro vindo da China atracou no Chile com 214 ônibus totalmente elétricos. Este é um pedido entregue pela fabricante chinesa de ônibus Yutong Bus ao seu cliente chileno. Os ônibus atenderão às necessidades de transporte dos passageiros que viajam entre as […]

Baidu tem salto no lucro líquido e crescente desenvolvimento de IA em 2023
Cinturão e Rota
Baidu tem salto no lucro líquido e crescente desenvolvimento de IA em 2023

A gigante chinesa de tecnologia Baidu registrou um desempenho financeiro melhor do que o esperado em seu último relatório financeiro, com o lucro líquido não GAAP (princípios contábeis geralmente aceitos) em 2023 subindo 39% ano a ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui