Uma empresa na cidade de Renqiu, no norte da China, está contribuindo com os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing verdes, fornecendo hidrogênio para estações de serviço de energia nas zonas de competição.
Beijing, 23 mar (Xinhua) — As autoridades chinesas divulgaram nesta quarta-feira um plano relativo ao desenvolvimento da energia de hidrogênio para o período 2021-2035, à medida que o país avança em direção a suas metas de pico de carbono e a neutralidade.
Até 2025, a China vai implementar um sistema de desenvolvimento da indústria de energia de hidrogênio relativamente completo, com a capacidade de inovação significativamente aprimorada e as principais tecnologias e processos de fabricação basicamente dominados, de acordo com o plano divulgado conjuntamente pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e a Administração Nacional de Energia.
Espera-se que a produção anual de hidrogênio a partir de energia renovável atinja 100.000 a 200.000 toneladas se tornando uma parte importante do novo consumo de energia de hidrogênio até 2025, permitindo assim a redução das emissões de dióxido de carbono de 1 milhão a 2 milhões de toneladas por ano.
Até 2030, a China buscará um layout industrial razoável e ordenado, com o uso amplo da produção de hidrogênio a partir de energia renovável de forma a oferecer um suporte sólido à meta de pico de carbono.
Até 2035, a proporção de hidrogênio produzido a partir de energia renovável no consumo final de energia aumentará significativamente, desempenhando um importante papel de apoio na transformação de energia verde do país, segundo o plano.
O hidrogênio é uma fonte secundária de energia, que geralmente requer um insumo de energia primária para ser produzido em escala industrial. Dependendo da fonte a partir da qual é produzido, o hidrogênio pode ser cinza, azul ou verde. E o hidrogênio verde é o único tipo produzido de maneira neutra em termos climáticos de forma a reduzir as emissões.
Globalmente, o hidrogênio se tornou uma importante escolha estratégica para as principais economias desenvolvidas que buscam acelerar sua transformação e atualização energética.
A China é atualmente o maior produtor de hidrogênio do mundo, com uma produção anual de cerca de 33 milhões de toneladas. Fim
Leia também:
Maior região produtora de carvão na China adota nova energia