Embora ausentes das arenas dos Jogos Olímpicos de Paris, os comerciantes chineses estão mostrando suas forças em outros palcos, contribuindo para o ambiente esportivo, alegre e inclusivo do evento. De acordo com dados divulgados pelo Comitê Organizador de Paris 2024, 80% das Phryges, mascotes dos Jogos, são fabricadas na China.
Os fabricantes chineses também estão dominando o mercado de produtos derivados do esporte, como binóculos, bastões de torcida e lenços de torcedor. “Muitos de meus amigos que vendem bastões de torcida receberam pedidos em massa para os Jogos Olímpicos de Paris. A maioria dos pedidos foi entregue aos mercados do exterior no mês passado”, disse Chen Shaomei, uma comerciante da cidade de Yiwu, no leste da China, também chamada de “o supermercado do mundo”.
No mês passado, a Heytea, uma das principais marcas de chá chinês de novo estilo, fez sua estreia em Paris com uma loja pop-up projetada como uma casa de chá tradicional. A loja promoveu a cultura do chá chinês por meio de bebidas inovadoras à base de chá. A Pop Mart, fabricante chinesa de brinquedos da moda, abriu uma loja no icônico Museu do Louvre para compartilhar uma mistura criativa de arte e diversão. “As Olimpíadas são uma boa plataforma para nos mostrarmos ao mundo”, disse Gu Yujia, vice-presidente de estratégia da Heytea,. “As vendas são boas e os consumidores realmente gostam de nós”, acrescenta.
Os governos locais chineses também estão intensificando seus esforços de divulgação da marca da cidade neste ano, que marca o 60º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a França, bem como o Ano da Cultura e do Turismo China-França.
Guizhou, uma província paisagística no sudoeste da China que ganhou atenção no mundo dos esportes com jogos de futebol emocionantes jogados por moradores, lançou uma exposição de fotos cativante em algumas estações de metrô em Paris. “Andando em Paris, é possível encontrar a China inúmeras vezes”, disse o departamento de turismo do país em Paris em sua conta no WeChat.