Beijing, 15 abr (Xinhua) — A China permaneceu como o maior exportador de mercadorias em 2023 pelo sétimo ano consecutivo, com a sua participação nas exportações mundiais em 14,2%, quase o mesmo nível de 2022, segundo o Ministério do Comércio da China.
O ministério fez os comentários em resposta à última edição do “Global Trade Outlook and Statistics” da Organização Mundial do Comércio (OMC), que prevê uma recuperação gradual no volume de comércio de mercadorias mundiais em 2024 e 2025, após uma contração em 2023.
A China permaneceu como o segundo maior importador de mercadorias em 2023, com uma participação de 10,6%, basicamente a mesma do nível de 2022, disse o ministério.
Apesar da difícil recuperação da economia mundial, a China manteve desempenhos estáveis no comércio mundial de mercadorias, mostrando forte resiliência de crescimento, observou o ministério.
Isso mostra que os produtos de qualidade da China são bem-vindos pelo mercado global e as importações para o grande mercado doméstico da China ajudaram a impulsionar o crescimento econômico de outros países, disse o ministério.
O relatório da OMC também alertou que há um alto grau de incerteza associado à previsão atual devido ao grande número de fatores de risco presentes na economia global, incluindo conflitos regionais, tensões geopolíticas e o aumento do protecionismo. Fim
Leia também:
Investimento direto não financeiro da China no exterior aumenta 9,1% em janeiro e fevereiro
O investimento direto não financeiro da China no exterior aumentou 9,1% em termos anuais, para US$ 22,97 bilhões nos primeiros dois meses de 2025.
Capacidade instalada de geração elétrica da China aumenta 14,5%
A capacidade instalada acumulada de geração elétrica da China atingiu 3,4 bilhões de quilowatts até o final de fevereiro, marcando um aumento de 14,5% ano a ano.
Crescimento econômico estável da China traz oportunidades globais, diz especialista
DUBAI, 20 de março (Xinhua) — O crescimento econômico estável da China está proporcionando oportunidades valiosas para o resto do mundo, já que a economia global enfrenta incertezas crescentes, disse Kassem Tofailli, presidente da Associação Árabe Chinesa de Cooperação e Desenvolvimento. Graças às políticas do governo chinês para gerenciar riscos, a economia chinesa continua a […]
Principal taxa de empréstimo da China permanece inalterada
Beijing, 20 março (Xinhua) — A principal taxa de empréstimo (LPR, sigla em inglês) de um ano da China, uma taxa de empréstimo de referência baseada no mercado, ficou em 3,1% nesta quinta-feira, inalterada em relação ao mês anterior. A LPR de mais de cinco anos, na qual muitos credores baseiam suas taxas de hipoteca, […]
Empresas de telecomunicações da China desenvolvem tecnologia 6G
As empresas chinesas de telecomunicações estão se esforçando para aprofundar a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia 6G, uma vez que o mundo está em uma janela crítica de oportunidade para identificar tecnologias potenciais e desenvolver padrões-chave para a próxima geração de tecnologia sem fio.
CEO da Suzano revela estratégia para aumentar investimento no mercado chinês
A Suzano, a maior produtora mundial de celulose, planeja aumentar o investimento no mercado chinês, concentrando-se em materiais de base biológica, infraestrutura logística e fortalecimento de parcerias locais.