Beijing, 2 dez (Xinhua) — A China divulgou na sexta-feira um plano para permitir o estabelecimento de hospitais totalmente estrangeiros em algumas grandes cidades, em uma medida para abrir ainda mais seu setor médico.
O plano de trabalho piloto, divulgado pela Comissão Nacional de Saúde (CNS) da China e três outros departamentos governamentais, concede aprovação às cidades de Beijing, Tianjin, Shanghai, Nanjing, Suzhou, Fuzhou, Guangzhou e Shenzhen, bem como à província insular de Hainan.
Uma importante resolução de reforma adotada pela liderança do Partido Comunista da China em julho destacou as telecomunicações e os serviços médicos como áreas que precisam de uma abertura mais ampla.
Em uma explicação do plano de trabalho publicado na sexta-feira, a CNS afirmou que os dois setores têm alta demanda no mercado doméstico e forte interesse de investimento de investidores estrangeiros.
Em 2023, os hospitais públicos eram menos de 1/3 dos 38 mil hospitais na China, mas responderam por 83,5% das entradas de pacientes, de acordo com dados oficiais.
Desde 2000, a China permite o estabelecimento de instituições médicas de joint venture com investidores estrangeiros. Após mais de 20 anos de desenvolvimento, existem atualmente mais de 60 instituições médicas de joint venture com investimento estrangeiro no país.
O plano de trabalho exclui explicitamente os hospitais de medicina tradicional chinesa e proíbe a aquisição estrangeira de hospitais públicos.
Com o objetivo de introduzir recursos médicos internacionais de alto nível, melhorar a oferta de serviços médicos e otimizar o ambiente de negócios, o documento especifica os requisitos piloto, medidas de gerenciamento e outros termos relacionados.
O plano permite que hospitais totalmente estrangeiros operem como hospitais gerais, especializados e de reabilitação.
Também inclui restrições. Por exemplo, esses hospitais são impedidos de realizar atividades médicas com riscos médicos ou éticos significativos, como transplante de órgãos humanos. Fim
Leia também:
Vendas no varejo da China crescem 3,5% em 2024
As vendas de bens de consumo no varejo da China, um importante indicador da força de consumo do país, subiram anualmente 3,5% em 2024.
Lucros de empresas estatais centrais da China atingem 2,6 trilhões de yuans em 2024
Os lucros das empresas estatais administradas pelo governo central da China registraram um crescimento constante em 2024.
China vê aumento de recém-nascidos em 2024
Beijing, 17 de janeiro (Xinhua) — A China registrou 9,54 milhões de nascimentos em 2024, um aumento de 520.000 em comparação com 2023, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta sexta-feira. A taxa de natalidade em 2024 atingiu 6,77 por 1.000 pessoas, refletindo um aumento de 0,38 por mil em relação ao ano anterior, […]
PIB da China cresce 5% em 2024, atingindo meta anual
Beijing, 17 de janeiro (Xinhua) — O produto interno bruto (PIB) da China cresceu 5% ano a ano em 2024, atingindo a meta anual de cerca de 5%, mostraram dados oficiais nesta sexta-feira. Fim
Portos de Shanghai registram recorde em exportações de veículos em 2024
Shanghai, 16 janeiro (Xinhua) — Dois grandes portos de exportação de automóveis na metrópole chinesa de Shanghai registraram exportações de mais de 1,66 milhões de veículos em 2024, um aumento de 26,6% em termos anuais, informou a alfândega local nesta quarta-feira. O Terminal Automotivo Internacional Haitong de Shanghai é um porto importante para os negócios […]
Novo Banco de Desenvolvimento emite títulos panda de 5 anos no valor de US$ 834 milhões
Shanghai, 16 janeiro (Xinhua) — O Novo Banco de Desenvolvimento emitiu títulos panda de cinco anos no valor de 6 bilhões de yuans (cerca de 834,7 milhões de dólares americanos) no Mercado Interbancário de Títulos da China, anunciou o banco nesta quarta-feira. “Estamos satisfeitos em ver uma forte demanda dos investidores pela emissão de títulos”, […]