
A China buscará ampliar seu alcance global e aumentar o apelo de sua civilização, de acordo com um plano estratégico que guiará o desenvolvimento do país nos próximos cinco anos. Tarefas e medidas para fortalecer o soft power da China foram delineadas nas Recomendações do Comitê Central do Partido Comunista Chinês (PCCh) para a Formulação do 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social, que foram adotadas em uma plenária do Partido na semana passada e divulgadas nesta terça-feira.
Este documento defende intercâmbios culturais mais profundos e aprendizado mútuo entre civilizações, incentivando uma interação e cooperação mais amplas entre os povos. Também promete apoio para levar mais empresas culturais chinesas e obras culturais de alta qualidade ao cenário global.
Fan Zhou, especialista do Ministério da Cultura e Turismo, observou a crescente vitalidade das trocas culturais entre a China e o resto do mundo, impulsionadas pela popularidade global da cultura pop chinesa – de dramas televisivos e literatura ao entretenimento digital – e pela crescente tendência de turismo na China.
“Guiados por essas recomendações, serão feitos esforços para apresentar ao mundo obras chinesas mais ricas culturalmente, que reflitam a época e tenham uma perspectiva global, e para promover intercâmbios vibrantes entre civilizações”, disse Fan.
LEIA TAMBÉM:
O 14º Plano Quinquenal da China: repercussões globais e o desafio do 15º | Monitor Mercantil
Notavelmente, essas recomendações também enfatizam a melhoria dos mecanismos e instituições para a comunicação internacional – e o fortalecimento dos estudos de países e regiões para tornar o alcance global mais eficaz.
“Espera-se que uma estrutura multidimensional e multinível para a comunicação internacional tome forma, permitindo que o mundo ouça melhor a voz da China e compreenda sua história”, disse Leng Song, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Sociais.
Os esforços de comunicação internacional da China caminharão para maior sofisticação e profissionalismo, acrescentou Leng, com foco em aprimorar seu apelo e impacto.
Agência Xinhua















