Beijing, 10 de julho (Xinhua) — A China registrou um crescimento estável dos preços ao consumidor e uma redução significativamente menor nos preços ao produtor em junho, à medida que o aquecimento do sentimento de consumidor continuou a impulsionar a demanda doméstica.
O índice de preços ao consumidor (IPC), um dos principais indicadores de inflação, subiu 0,2% ano a ano no mês passado, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta quarta-feira. Embora tenha sido ligeiramente inferior ao aumento de 0,3% em maio, o nível de preços manteve a trajetória de alta por cinco meses consecutivos.
O núcleo do IPC, deduzindo os preços de alimentos e da energia, subiu 0,6%, mantendo a figura de maio, mostraram os dados oficiais.
A oferta no mercado consumidor foi suficiente e os preços mantiveram um crescimento moderado, disse a estatística do DNE Dong Lijuan ao comentar os números.
Uma análise mostra que os preços de produtos não alimentícios aumentaram 0,8% ano a ano em junho devido a um aumento de 3,1% nos preços da energia e um aumento de 3,7% nos preços relacionados ao turismo.
Os preços dos alimentos caíram 2,1% ano a ano em junho, pois o fornecimento abundante de vegetais frescos, ovos, carne bovina e carneiro, entre outros, reduziu o nível geral de preços. Contrariando a tendência, os preços da carne suína aumentaram 18,1%.
O nível de preços industriais em junho também enviou um sinal de recuperação da demanda doméstica.
O índice de preços ao produtor, que mede os custos dos produtos na porta da fábrica, caiu 0,8% ano a ano no mês passado, marcando uma redução significativa de uma queda de 1,4% em maio e uma queda de 2,5% em abril.
Analistas disseram que os dados mais recentes mostraram um mercado doméstico robusto com consumidores mais dispostos a gastar e fábricas acelerando a produção.
Impulsionado pela economia de férias, o setor de serviços e o consumo testemunharam uma rápida recuperação este ano e o setor industrial também alcançou uma rápida expansão com transformações e atualizações constantes, disse Wang Jinbin, vice-reitor da Escola de Economia da Universidade Renmin da China.
Do Festival da Primavera ao Dia do Trabalho e ao Festival do Barco-Dragão, as férias deste ano viram uma rápida recuperação na vitalidade do consumo cultural e turístico.
Com o início da movimentada temporada de férias de verão, o país está se preparando para um aumento substancial em viagens e turismo. Cerca de 860 milhões de viagens ferroviárias de passageiros são esperadas em julho e agosto, mostrando uma forte demanda de viagens impulsionada por turistas de verão, turistas em geral e visitantes familiares.
As autoridades reforçaram o apoio político para liberar o potencial da procura iterna.
A China iniciou uma nova rodada de substituições de bens de consumo em março. Com mais subsídios e incentivos, o programa levou ao aumento das vendas de produtos como carros, eletrodomésticos e móveis.
O número dos veículos de passageiros de nova energia vendidos subiu 38,5% ano a ano em maio. O valor de vendas de eletrodomésticos e móveis subiu 12,9% e 4,8%, respectivamente.
Olhando para o futuro, analistas acreditam que a demanda doméstica continuará a melhorar no segundo semestre deste ano em meio à recuperação econômica estável e ao fortalecimento de políticas de apoio, o que resultará em uma inflação moderada ao consumidor e uma nova redução na queda dos preços ao produtor.
O consumo continuará melhorando no resto do ano e continuará sendo a principal força motriz da economia, disse Lian Ping, diretor do Instituto de Pesquisa da Industria Chefe de Guangkai. Fim
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