Foto de arquivo mostra a vista da região de Lujiazui em Shanghai, leste da China. (Xinhua/Fang Zhe)
Beijing, 25 jul (Xinhua) — As restrições sobre a proporção de capital estrangeiro nos setores bancário e de seguros da China agora foram todas removidas, informou Xinhua Finance citando Ye Yanfei, chefe do Departamento de Pesquisa de Políticas da Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China (CBIRC) em 21 de julho.
Ye fez as declarações em uma coletiva de imprensa realizada em 21 de julho, dizendo que os setores bancário e de seguros da China fizeram progressos significativos na abertura durante a última década, de forma que o setor financeiro e o mercado financeiro da China se tornaram cada vez mais atraentes.
Os limites quantitativos para o acesso de estrangeiros para o investimento foram amplamente reduzidos, incluindo o cancelamento de requisitos relacionados ao total de ativos, anos de operação e anos de estabelecimento dos seus escritórios de representação na China. Durante o período 2018-2021, a CBIRC aprovou o estabelecimento de mais de 120 instituições de financiamento estrangeiro.
Atualmente, os escopos de negócios das instituições bancárias e seguradoras chinesas e estrangeiras têm sido basicamente os mesmos, observou Ye. Por exemplo, os bancos com o financiamento estrangeiro podem fornecer serviços de agente de pagamento e recebimento, enquanto as seguradoras com financiamento estrangeiro têm permissão para administrar negócios obrigatórios de seguro de veículos.
Até o final de maio, 41 bancos de capital estrangeiro com status de pessoa jurídica, 116 filiais de bancos estrangeiros e 134 escritórios de representação foram estabelecidos na China, enquanto seguradoras estrangeiras estabeleceram 67 instituições de seguro de capital estrangeiro e 80 escritórios de representação na China. Fim
Leia também:
Xiamen Bank emite títulos verdes para subscritores dom. e estrangeiros