Beijing, 18 fev (Xinhua) — Autoridades chinesas anunciaram nesta segunda-feira várias medidas para promover o setor manufatureiro de armazenamento de energia de novo tipo, como parte dos esforços para acelerar o desenvolvimento de indústrias emergentes e do moderno sistema industrial do país.
De acordo com um plano de ação emitido conjuntamente pelo Ministério da Indústria e Informática e sete outros órgãos governamentais, a indústria de fabricação de armazenamento de energia de novo tipo refere-se ao setor que produz armazenamento de energia, processamento de informações, controle de segurança e outros produtos relacionados a novos métodos de armazenamento de energia.
Até 2027, espera-se que o setor demonstre vantagens competitivas internacionais em toda a cadeia de manufatura, com um maior número de empresas líderes, melhorias acentuadas nas capacidades de inovação industrial e competitividade geral, ao mesmo tempo em que alcança avanços no desenvolvimento de ponta, inteligente e verde, de acordo com o plano.
De acordo com o documento, a China lançará iniciativas para impulsionar a inovação tecnológica no setor de armazenamento de energia de novo tipo. Estas iniciativas incluirão medidas para acelerar a atualização de tecnologias maduras, como baterias de lítio, e apoiar inovações tecnológicas disruptivas.
O país também promoverá o desenvolvimento industrial coordenado. Esforços devem ser feitos para fortalecer o monitoramento e o alerta precoce da capacidade de produção de baterias de lítio, evitar investimentos imprudentes e se proteger contra o risco de desenvolvimento desordenado.
O documento sublinhou a importância de apoiar as empresas a montante e a jusante no setor de fabricação de armazenamento de energia de novo tipo para otimizar sua estrutura de consumo de energia, melhorar a eficiência da utilização de energia e expandir a proporção de energia renovável no processo de fabricação.
Esforços serão feitos para promover a aplicação de tecnologias de informação de nova geração, como blockchain, big data, inteligência artificial e 5G no setor de fabricação de armazenamento de energia de novo tipo, de acordo com o documento.
Para reforçar a cooperação internacional no setor de armazenamento de energia de novo tipo, a China trabalhará para incorporar a colaboração no campo em mecanismos e estruturas de cooperação internacional, como a Iniciativa do Cinturão e Rota e o BRICS, e promover a cooperação mutuamente benéfica em cadeias industriais e de suprimentos. Fim
Leia também:
China faz progresso na divulgação do orçamento do governo
A China fez um progresso significativo na divulgação do orçamento do governo e na transparência fiscal, proporcionando suporte para o estabelecimento de um sistema orçamentário moderno.
Lucros industriais da China caem 0,3% nos dois primeiros meses
Beijing, 27 março (Xinhua) — O lucro combinado das principais empresas industriais da China caiu anualmente 0,3% nos dois primeiros meses de 2025, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta quinta-feira. Empresas industriais com uma receita anual proveniente de negócios principais de pelo menos 20 milhões de yuans (cerca de 2,79 milhões de dólares […]
Cidade chinesa de Quanzhou abre primeira rota de carga a granel de comércio exterior ao Brasil
O navio liberiano “Santos” atracou com sucesso, à noite da quarta-feira, na zona portuária de Shihu, cidade de Quanzhou, Província de Fujian, no leste da China, marcando a abertura da primeira rota marítima de carga a granel de comércio exterior entre Quanzhou e Brasil.
Investimentos de empresas globais na China adicionam impulso à inovação
Beijing, 27 março (Xinhua) — Aproveitando a onda da abertura de alto nível da China, empresas estrangeiras estão utilizando as vantagens da segunda maior economia do mundo e participando de sua busca por inovação, para alcançar uma cooperação ganha-ganha. Em Shanghai, a sede de P&D da Takeda na China e na região Ásia-Pacífico alcançou simultaneamente […]
Bolsa de Valores de Shanghai e B3 do Brasil assinam memorando sobre cooperação em interoperabilidade de ETF
A Bolsa de Valores de Shanghai (SSE, na sigla em inglês) e a B3 do Brasil assinaram na última quinta-feira um memorando de entendimento sobre a interoperabilidade de ETF (exchange-traded fund), levando a cooperação sino-brasileira no mercado de capitais para uma nova etapa.
China conduz operação de empréstimo de médio prazo de 450 bilhões de yuans para injetar liquidez
O Banco Popular da China, o banco central do país, conduziu uma operação de instrumento de empréstimo de médio prazo (MLF) de um ano no valor de 450 bilhões de yuans (cerca de US$ 62,68 bilhões) para manter a liquidez razoável no sistema bancário do país.