A China certamente se tornará o maior exportador mundial de automóveis este ano, já que suas exportações de veículos nos primeiros 10 meses atingiram 3,9 milhões de unidades, disse um funcionário do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional na sexta-feira.
Wang Xia, chefe do subconselho automotivo do conselho, fez os comentários na 21ª Exposição Internacional do Automóvel de Guangzhou, inaugurada na sexta-feira.
A indústria automobilística da China deu um passo sólido em direção à internacionalização, apesar de um ambiente internacional complexo e grave, disse Wang.
No primeiro trimestre, a China exportou 1,07 milhões de veículos, ultrapassando pela primeira vez o Japão e tornando-se o maior exportador mundial de automóveis. Nos primeiros 10 meses, o volume de exportação registrou um crescimento homólogo de 59,7%, totalizando 3,92 milhões de unidades.
Leia também:
Exportação de automóveis da China salta 75,7% no primeiro semestre
O preço de exportação por veículo também cresceu para 137.000 yuans (cerca de 19.100 dólares americanos) nos primeiros três trimestres de 2023, comparado com 85.000 yuans em 2014.
“Em 2001, o valor das exportações da cadeia da indústria automóvel da China foi de apenas 1,56 mil milhões de dólares americanos, ocupando uma quota global de apenas 0,65%. Nos primeiros oito meses deste ano, este valor aproximou-se dos 122 mil milhões de dólares, representando 5,5% do total global”, observou Wang.
Com a implementação de uma série de políticas para estabilizar a economia e promover o consumo, e a recuperação gradual da confiança do consumidor, o mercado automóvel da China abraçará um novo espaço de crescimento, acrescentou Wang.
Agência Xinhua.
Leia também:
Walgreens negocia sua para venda para a Sycamore Partners
Rede de farmácia chegou a valer US$ 100 bilhões em 2015
Xi Jinping recebe chefes de grandes organizações econômicas internacionais (atualização)
O presidente da China, Xi Jinping, recebeu na manhã desta terça-feira (10) os chefes das principais organizações econômicas internacionais, no Grande Salão do Povo em Beijing. Eles estão no país para participar do “Diálogo 10 mais 1”. O líder chinês afirmou que, no contexto atual, em um mundo que vive mudanças inéditas e entrou num […]
Receitas de petróleo e gás da Rússia aumentam 25,7% em 2024
Ministério diz que aumento das receitas orçamentárias de petróleo e gás se deve principalmente ao aumento dos preços.
OMC: comércio global de bens se expande em ritmo moderado
Apenas o indicador para componentes eletrônicos está abaixo da tendência de alta do comércio global de bens da OMC.
Como está a economia da Argentina ao final do primeiro ano de Milei?
Segundo Marcos Buscaglia, “Milei está introduzindo uma nova visão sobre a forma de encarar as reformas econômicas. Por enquanto, ele está tendo bons resultados”.
SUS atende 2,4 mil repatriados do Líbano
Programa brasileiro atendeu, em força-tarefa, brasileiros que viviam no país e foram repatriados por causa do conflito em 13 voos do Governo Federal