A China certamente se tornará o maior exportador mundial de automóveis este ano, já que suas exportações de veículos nos primeiros 10 meses atingiram 3,9 milhões de unidades, disse um funcionário do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional na sexta-feira.
Wang Xia, chefe do subconselho automotivo do conselho, fez os comentários na 21ª Exposição Internacional do Automóvel de Guangzhou, inaugurada na sexta-feira.
A indústria automobilística da China deu um passo sólido em direção à internacionalização, apesar de um ambiente internacional complexo e grave, disse Wang.
No primeiro trimestre, a China exportou 1,07 milhões de veículos, ultrapassando pela primeira vez o Japão e tornando-se o maior exportador mundial de automóveis. Nos primeiros 10 meses, o volume de exportação registrou um crescimento homólogo de 59,7%, totalizando 3,92 milhões de unidades.
Leia também:
Exportação de automóveis da China salta 75,7% no primeiro semestre
O preço de exportação por veículo também cresceu para 137.000 yuans (cerca de 19.100 dólares americanos) nos primeiros três trimestres de 2023, comparado com 85.000 yuans em 2014.
“Em 2001, o valor das exportações da cadeia da indústria automóvel da China foi de apenas 1,56 mil milhões de dólares americanos, ocupando uma quota global de apenas 0,65%. Nos primeiros oito meses deste ano, este valor aproximou-se dos 122 mil milhões de dólares, representando 5,5% do total global”, observou Wang.
Com a implementação de uma série de políticas para estabilizar a economia e promover o consumo, e a recuperação gradual da confiança do consumidor, o mercado automóvel da China abraçará um novo espaço de crescimento, acrescentou Wang.
Agência Xinhua.
Leia também:
Brasil participará do BID Clima
Programa financiará dez projetos piloto, com envelope de empréstimos total de US$ 1 bilhão.
Meio Ambiente defende que fundos soberanos banquem US$ 250 bi para manter florestas tropicais
Proposta do MMA colide com plano dos países em desenvolvimento que desejam que ricos banquem a conservação das florestas tropicais
Presidente do Fed indica que não vai aumentar juros dos EUA em dezembro
Inflação caminha para 2%, meta do BC norte-americano, o que sugere que Fed não vai mexer nos juros dos EUA em dezembro
Herança de bilionários cresce, impostos não acompanham
Riqueza através da herança: pela primeira vez, mais herdeiros que empreendedores entre novos multimilionários
COP-28: ‘em vez de unir forças, o mundo trava guerras’, diz Lula
Para presidente, ‘é inexplicável que a ONU se mostre incapaz de manter a paz, simplesmente porque alguns dos seus membros lucram com a guerra’
Brasil à frente do G20 traz ascensão de países periféricos
Para William Gonçalves, o Brasil à frente do G20 reflete a importância dos países periféricos após a crise global de 2008