China se tornará o maior exportador mundial de automóveis em 2023

197
Foto aérea tirada em 9 de julho de 2023 mostra carros MG produzidos pela Shanghai Automotive Industry Corp. (SAIC) sendo enviados para a Austrália no Terminal Automotivo Internacional Shanghai Haitong em Waigaoqiao, em Xangai, leste da China. (Xinhua/Fang Zhe)
Foto aérea tirada em 9 de julho de 2023 mostra carros MG produzidos pela Shanghai Automotive Industry Corp. (SAIC) sendo enviados para a Austrália no Terminal Automotivo Internacional Shanghai Haitong em Waigaoqiao, em Xangai, leste da China. (Xinhua/Fang Zhe)

A China certamente se tornará o maior exportador mundial de automóveis este ano, já que suas exportações de veículos nos primeiros 10 meses atingiram 3,9 milhões de unidades, disse um funcionário do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional na sexta-feira.

Wang Xia, chefe do subconselho automotivo do conselho, fez os comentários na 21ª Exposição Internacional do Automóvel de Guangzhou, inaugurada na sexta-feira.

A indústria automobilística da China deu um passo sólido em direção à internacionalização, apesar de um ambiente internacional complexo e grave, disse Wang.

No primeiro trimestre, a China exportou 1,07 milhões de veículos, ultrapassando pela primeira vez o Japão e tornando-se o maior exportador mundial de automóveis. Nos primeiros 10 meses, o volume de exportação registrou um crescimento homólogo de 59,7%, totalizando 3,92 milhões de unidades.

Espaço Publicitáriocnseg

Leia também:
Exportação de automóveis da China salta 75,7% no primeiro semestre

O preço de exportação por veículo também cresceu para 137.000 yuans (cerca de 19.100 dólares americanos) nos primeiros três trimestres de 2023, comparado com 85.000 yuans em 2014.

“Em 2001, o valor das exportações da cadeia da indústria automóvel da China foi de apenas 1,56 mil milhões de dólares americanos, ocupando uma quota global de apenas 0,65%. Nos primeiros oito meses deste ano, este valor aproximou-se dos 122 mil milhões de dólares, representando 5,5% do total global”, observou Wang.

Com a implementação de uma série de políticas para estabilizar a economia e promover o consumo, e a recuperação gradual da confiança do consumidor, o mercado automóvel da China abraçará um novo espaço de crescimento, acrescentou Wang.

Agência Xinhua.

Leia também:

Xi recebe líderes de organizações econômicas internacionais
Internacional
Xi Jinping recebe chefes de grandes organizações econômicas internacionais (atualização)

O presidente da China, Xi Jinping, recebeu na manhã desta terça-feira (10) os chefes das principais organizações econômicas internacionais, no Grande Salão do Povo em Beijing. Eles estão no país para participar do “Diálogo 10 mais 1”. O líder chinês afirmou que, no contexto atual, em um mundo que vive mudanças inéditas e entrou num […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui