As principais operadoras de telecomunicações da China tinham 310 milhões de terminais de celular conectados às suas redes 5G até o final de abril, informou nesta terça-feira o Ministério da Indústria e Informatização. O número representa cerca de 19% do total de usuários de telefonia móvel das três operadoras – China Telecom, China Mobile e China Unicom.
Detentora da maior rede móvel 5G do mundo, a China tem visto mais aplicações inovadoras da nova tecnologia de comunicação em um setor próspero e lucrativo.
Segundo o ministério, são mais de 9 mil casos inovadores de aplicações de 5G na China, como a introdução de canteiros de obras inteligentes com maior eficiência de gestão e menores riscos de segurança, segundo o ministério.
A pasta previu ainda que, em 2025, o 5G levará diretamente à criação de 2,93 trilhões de yuans (US$ 457 bilhões) em valor agregado econômico (EVA, na sigla em inglês).
Somente no ano passado, o 5G resultou diretamente em 810,9 bilhões de yuans na produção econômica bruta, de acordo com um livro branco sobre o desenvolvimento 5G e seu impacto econômico e social. A Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação divulgou o livro branco em abril.
A indústria gerou diretamente 189,7 bilhões de yuans em EVA e indiretamente resultou em cerca de 2,1 trilhões de yuans em produção bruta em 2020, segundo o livro branco.
A pasta estimou que as remessas de telefones celulares 5G na China serão responsáveis por 80% do total de remessas no segundo semestre deste ano.
Da Xinhua
Leia também:
Chinesa BYD entregará 1,5 mil veículos elétricos para Noruega este ano