Tianjin, 21 junho (Xinhua) — A China abriga no momento mais de 4.500 empresas de inteligência artificial (IA), refletindo os esforços do país para abraçar o boom da IA, de acordo com números oficiais divulgados em um evento do setor nesta quinta-feira.
Os dados foram divulgados por Shan Zhongde, vice-ministro da Indústria e Informatização, na Exposição Mundial de Inteligência 2024, no Município de Tianjin, norte da China.
Shan disse que a China construiu 421 fábricas de demonstração a nível nacional com fabricação inteligente e mais de 10 mil oficinas digitais e fábricas inteligentes a nível provincial.
De robôs humanoides a veículos autônomos, as autoridades e especialistas na exposição destacaram que a tecnologia de IA está remodelando rapidamente a vida humana.
Tecnologias como interfaces cérebro-computador e robôs humanoides terão impactos práticos em setores como manufatura, transporte, educação e saúde, disse Wu Zhaohui, vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências.
“A tecnologia de IA também pode injetar poder transformador no crescimento econômico regional e remodelar o cenário da concorrência global”, acrescentou Wu.
O principal setor de IA da China atingiu uma escala de mais de 578 bilhões de yuans (cerca de 81 bilhões de dólares americanos) em 2023, um aumento anual de 13,9%, segundo dados oficiais.
O relatório de trabalho do governo deste ano revelou uma iniciativa AI Plus, um movimento estratégico projetado para impulsionar a expansão da economia digital e liderar a transformação e a modernização dos setores de manufatura.
A Exposição Mundial de Inteligência 2024, que vai até 23 de junho, foi organizada pelo Município de Tianjin e pelo Município de Chongqing, no sudoeste da China, fundindo o antigo Congresso Mundial de Inteligência em Tianjin e a Smart China Expo em Chongqing.
Com uma área de exposição de 100 mil metros quadrados, o evento apresenta várias áreas de exposição temática que abrangem IA, veículos conectados inteligentes, manufatura inteligente e robótica.
Os dois municípios se alternarão na realização da Exposição Mundial de Inteligência no futuro. Fim
Leia também:
Vendas no varejo da China aumentam 4% nos primeiros dois meses
As vendas de bens de consumo no varejo da China, um importante indicador da força de consumo do país, aumentaram 4% em termos anuais nos dois primeiros meses de 2025.
China divulga plano de iniciativas especiais para impulsionar consumo
A China divulgou no domingo um plano sobre iniciativas especiais para impulsionar o consumo, à medida que a segunda maior economia do mundo se move para fazer da demanda doméstica o principal motor e âncora do crescimento econômico.
Produção industrial da China mantém ritmo de crescimento com base em manufatura robusta
Beijing, 17 de março (Xinhua) — A produção industrial da China registrou crescimento constante nos primeiros dois meses deste ano, impulsionada pelo desempenho robusto da manufatura e pelo efeito sustentado de políticas macroeconômicas combinadas, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira. A produção industrial de valor agregado da China, um importante indicador econômico, aumentou 5,9% ano a […]
Investimento em ativos fixos da China aumenta 4,1% nos primeiros dois meses
Beijing, 17 de março (Xinhua) — O investimento em ativos fixos da China aumentou 4,1% ano a ano nos primeiros dois meses deste ano, 0,9% acima da taxa de crescimento anual de 2024, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira. O investimento totalizou 5,2619 trilhões de yuans (cerca de 734 bilhões de dólares americanos) durante o período […]
China aumenta apoio financeiro para estimular gastos do consumidor
A China anunciou uma série de medidas para otimizar o financiamento ao consumidor, com o objetivo de estimular o consumo e melhorar os serviços financeiros.
Cidade chinesa oferece recompensas em dinheiro para aumentar taxas de natalidade
Uma cidade no norte da China prometeu recompensas em dinheiro em um esforço mais recente para aumentar a taxa de natalidade e lidar com o envelhecimento da sociedade.