China vai de trem, Brasil é retirado do jogo

Nesta quarta-feira, foi inaugurada a ferrovia construída pela China que liga Adis Abeba, capital da Etiópia, com o porto de Djibouti, a primeira ferrovia eletrificada moderna da África. São 752,7 quilômetros, construídos pelo Grupo de Ferrovias da China e pela Companhia de Construção de Engenharia Civil da China, com um investimento total de US$ 4 bilhões, mostra a agência de notícias Xinhua. Outros projetos ferroviários importantes foram realizados pelos chineses na África nos últimos anos: a Ferrovia Lobito-Luau, em Angola, foi finalizada em 2015, com 1.344km; Trânsito Ferroviário Ligeiro de Adis Abeba (AA-LRT), na Etiópia, primeira ferrovia de trem ligeiro no continente africano, com 34km, entrou em operação em setembro de 2015; Ferrovia Abuja-Kaduna, na Nigéria, com extensão de 186,5km, entrou em operação em julho de 2016; a Ferrovia de Bitola Padrão, no Quênia, projeto de US$ 3,8 bilhões, com 480km, que deve ser concluído em 2017. É a primeira fase de uma linha que deve alcançar 2.935km, impulsionando o comércio na região do Leste Africano.

Enquanto a China expande sua presença na África, as empreiteiras brasileiras, muitas pioneiras em obras no continente, são punidas por série de suspeitas levantadas pela Lava Jato, sem qualquer ligação com a investigação sobre a Petrobras. Os dois fatos marcam a diferença entre um país que tem um projeto de nação, e outro que é bombardeado cada vez que tenta uma atuação soberana. A China é a segunda maior economia do mundo e mira o primeiro lugar. O Brasil, que já foi o sexto maior e ambicionava a quinta posição, agora patina entre o oitavo e o nono lugar.

Troca de experiências

Três grandes nomes do setor portuário internacional – Tessa Major (Antuérpia), Peter Lugthart (Roterdã) e Michael Benthey (Dubai) – estarão no próximo dia 26 em Brasília para debater sobre Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade no 3º Encontro ATP. O evento anual promovido pela Associação de Terminais Portuários Privados reunirá mais de 200 executivos com o intuito de discutir tendências e os rumos do setor portuário.

Acreditamos que é por meio de troca de experiências que podemos planejar melhor o setor e, sobretudo, mapear como tem reagido às crises econômicas dentro e fora do Brasil”, comenta o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa.

Os portos no Brasil têm adquirido uma nova dinâmica desde a promulgação do novo marco regulatório (Lei nº 12.815/13). Para ampliar suas operações os portos têm investido cada vez mais em tecnologia e inovação. Em razão disso, o setor torna-se cada vez mais competitivo, exigindo uma postura mais ousada dos investidores. Quem sai ganhando são os terminais privados, os TUPs – segmento que mais cresce no país.

Para a abertura está confirmada a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella. A condução do debate será capitaneada pelo diretor-geral da Antaq, Adalberto Tokarski.

Rosto

A empresária e modelo Núbia Óliiver é a nova garota propaganda da rede social Meu Patrocínio, cujo objetivo é aproximar homens maduros e bem-sucedidos de mulheres jovens, interessantes e ambiciosas. Núbia foi contatada após o site descobrir que ela era uma das cadastradas.

Outubro Rosa

Pessoas com câncer têm o direito garantido por lei a medicamentos gratuitos. “Sabemos que um grande número de pessoas sofre por não ter condições de fazer uso dos medicamentos contínuos adequados para o seu tratamento, conforme prescrito pelo médico”, afirma Claudia Nakano, do escritório Nakano Advogados Associados. Portadores de câncer de mama têm direito também a isenções tributárias e à reconstrução da mama em casos de mastectomia total ou parcial. “A cirurgia plástica reparadora de mama é um direito garantido às mulheres, e o procedimento pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, ensina a advogada.

Rápidas

Nesta sexta-feira, será divulgada no Rio Market 2016, dentro do Festival de Cinema do Rio, pesquisa sobre o setor audiovisual no país elaborada pela Tendências Consultoria para a Motion Picture Association – América Latina (MPA-AL) e apoiada pelo Sindicato da Indústria Audiovisual (Sicav) *** A Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) realiza nesta sexta, das 8h20 às 18h00, o evento “Adoção: quanto tempo o tempo tem?” O encontro será realizado na sede da entidade (Rua Álvares Penteado, 151 – Centro, capital) *** O programa Quebrando Barreiras – do Instituto Masan – inicia quatro turmas para o curso de auxiliar de cozinha, destinado a moradores de comunidades pacificadas. Mais informações em 98491-0711 (Whatsapp) *** A Arena Nick Jr estará no Shopping Jardim Guadalupe (RJ) até o dia 30 próximo. São duas áreas temáticas com os personagens dos desenhos do canal. O espaço funciona das 14h às 19h30 *** Estão abertas as inscrições para o Programa de Trainee 2017 da empresa de agronegócios Louis Dreyfus Company. As inscrições devem ser feitas até 3 de novembro em www.ldcom.com.br, no link Carreira > Programa de Trainee.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJuros fazem mal à saúde
Próximo artigoCrianças ameaçadas

Artigos Relacionados

Ameaça de demissões expõe crise na Saúde

Piso de menos de 4 SM para enfermagem revela desvalorização.

Qual a parcela de culpa da Ericsson no terrorismo?

Multi sueca é processada por pagar propina no Iraque que teria chegado ao Estado Islâmico.

BC eleva juros, mas inflação segue disseminada

Remédio errado a partir de diagnóstico equivocado.

Últimas Notícias

Fiagros têm captação líquida satisfatória até junho

Esses fundos entraram em operação em agosto de 2021

Vendas financiadas de veículos leves e pesados crescem pouco

Em relação a julho de 2021, no entanto, queda é de 18,8%

Índices influenciaram o mercado nesta semana

Ibovespa encerrou nesta sexta-feira com alta de 2,33%

Petrobras informa sobre venda de direitos minerários de potássio

A Petrobras informa que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de seus direitos minerários para pesquisa e lavra de...

China aposta no controle da inflação este ano

BPC: condições favoráveis para manter os preços geralmente estáveis