China visa simplificar procedimentos de câmbio na iniciativa de abertura financeira

284
Cédulas de 100 yuans, a maior denominação da moeda chinesa renminbi (Foto: Ag. Xinhua)
Cédulas de 100 yuans, a maior denominação da moeda chinesa renminbi (Foto: Ag. Xinhua)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 23 nov (Xinhua) — A China está trabalhando na simplificação de procedimentos relacionados a câmbio em meio a esforços intensificados para abrir o seu mercado financeiro, aumentando assim o apelo global de ativos denominados em yuan.

A Administração Estatal de Divisas (SAFE, sigla em inglês) da China está solicitando opiniões públicas sobre um documento preliminar que elimina restrições de pagamento em estágio inicial em investimentos diretos no exterior e que reduz os requisitos sobre a saída de fundos para o esquema de investidor institucional estrangeiro qualificado em dólar (QFII) e o seu equivalente em yuan, o esquema RQFII, entre outros procedimentos otimizados.

A China alcançou a abertura em vários graus em mais de 90% das subcategorias de transações da conta de capital compiladas pelo Fundo Monetário Internacional, de acordo com a SAFE.

O país agora busca uma abertura financeira bidirecional possibilitada pelo sistema de investidor institucional estrangeiro qualificado, e também a participação direta no mercado de investidores estrangeiros, bem como esquemas de conectividade como os esquemas de connect de ações de Shanghai-Hong Kong e Shenzhen-Hong Kong, o programa Bond Connect e Swap Connect.

Espaço Publicitáriocnseg

“O país basicamente esvaziou a sua lista negativa para o acesso estrangeiro ao seu setor de serviços financeiros, e o tratamento nacional pré-estabelecimento foi realizado,” disse Guan Tao, economista da BOC International.

O fluxo de capital para o mercado financeiro está se tornando mais tranquilo, já que as restrições de cotas para negociações financeiras foram aliviadas ao longo dos anos, disse ele.

Os esforços persistentes para abrir o setor financeiro ajudaram a atrair investidores estrangeiros, cujos posses de títulos no continente chinês mostrou um aumento de 1,8 vezes até o final de junho de 2023, em comparação com o final de 2017, segundo dados da SAFE.

As participações estrangeiras em títulos do continente chinês aumentaram pelo segundo mês consecutivo em outubro em mais de 40 bilhões de yuans (cerca de US$ 5,6 bilhões), elevando o total dessas participações para 3,24 trilhões de yuans.

O lançamento de uma série de ferramentas financeiras como o esquema Swap Connect este ano forneceu aos investidores estrangeiros mais meios de gerenciamento de risco, enquanto medidas para fomentar o comércio transfronteiriço e facilitar o investimento também ajudaram a incentivar a participação estrangeira no mercado de capitais chinês, disse Wang Qing, analista da Golden Credit Rating.

No médio e longo prazo, a atratividade de investimento e a característica de refúgio seguro dos ativos denominados em yuan darão mais segurança aos investidores estrangeiros em meio ao contínuo crescimento econômico e abertura financeira, dizem analistas.

A SAFE disse que está intensificando o apoio político relacionado a forex em relação à emissão de ações e títulos no mercado doméstico relacionados a títulos panda e à negociação de ações de empresas de chip vermelho.

A administração também prometeu receber mais instituições financeiras estrangeiras e capital de longo prazo no mercado chinês ou expansão de seus negócios no país, por meio de medidas como avançar de forma constante programas piloto de investimento transfronteiriço por fundos de investimento em participações. Fim

Leia também:

Gigantes globais de medicina procuram explorar mercado chinês na CIIE
Cinturão e Rota
Gigantes globais de medicina procuram explorar mercado chinês na CIIE

Com uma série de novos medicamentos e dispositivos médicos em exposição, as empresas médicas globais procuram explorar ainda mais o enorme mercado chinês na Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) em andamento, em Shanghai.

Setor manufatureiro da China relata crescimento de 1,3% em receita de vendas em outubro
Cinturão e Rota
Setor manufatureiro da China relata crescimento de 1,3% em receita de vendas em outubro

Beijing, 7 novembro (Xinhua) — As empresas chinesas do setor manufatureiro registraram um crescimento de 1,3% nas receitas de vendas em outubro, um aumento de 2,2%  em comparação com o mês anterior, segundo os últimos dados oficiais. Em particular, as empresas de alta tecnologia e de fabricação de equipamentos viram as receitas de vendas crescerem […]

Comércio exterior da China regista crescimento acelerado em outubro
Cinturão e Rota
Comércio exterior da China regista crescimento acelerado em outubro

Beijing, 7 novembro (Xinhua) — O comércio exterior da China registrou um crescimento acelerado em outubro, diminuindo um impulso econômico mais forte. O total de importações e exportações de mercadorias cresceu 4,6% em termos anuais em yuans no mês passado, acelerando em relação à taxa de aumento de 0,7% em setembro, de acordo com os […]

Assinado acordo sobre estabelecimento do primeiro centro internacional de manguezais do mundo
Cinturão e Rota
Assinado acordo sobre estabelecimento do primeiro centro internacional de manguezais do mundo

Shenzhen, 7 novembro (Xinhua) — Um acordo sobre o estabelecimento do Centro Internacional de Manguezais (IMC, sigla em inglês) foi oficialmente assinado nesta quarta-feira na cidade de Shenzhen, na Província de Guangdong, sul da China. Delegados de 18 partes contratantes da Convenção de Ramsar participaram da cerimônia. Em setembro de 2023, uma proposta para estabelecer […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui