Chinesa Trina Solar anuncia instalação de fábrica no Brasil

322
Foto: divulgaçao
Foto: divulgaçao

A Trina Tracker, subsidiária da empresa chinesa de painéis solares Trina Solar, instalará uma fábrica de rastreadores solares em Salvador, na Bahia, para aumentar a geração de energia de painéis fotovoltaicos acompanhando o movimento do sol durante o dia.

“A Bahia é um bom ‘hub’. É um bom ponto logístico e também um ponto de acesso onde a maioria dos projetos de grande porte estão sendo desenvolvidos no Brasil”, disse Álvaro García-Maltrás, vice-presidente para América Latina da Trina Solar, em entrevista para uma agência de notícias especializada em política energética.

Ele acrescentou que outro fator para a escolha de Salvador é que a cidade possui porto e rodovias:

Espaço Publicitáriocnseg

O que “facilita o escoamento da produção. Além de atender o mercado local, a unidade brasileira poderá fornecer rastreadores para outros países da América Latina”.

Com isso, o Brasil será o segundo país do mundo a ter uma fábrica da Trina fora da China; o primeiro foi instalado na Espanha.

García-Maltrás disse que a nova fábrica no Brasil deverá começar a operar no último trimestre deste ano. Inicialmente terá capacidade para produzir 2,5 GW em rastreadores, mas poderá ser ampliada caso a demanda aumente.

Com a instalação da fábrica, a capacidade de produção de rastreadores da empresa aumentará em 33%, passando de 7,5 para 10 GW por ano.

O executivo observou que os projetos solares na região exigem entregas de curto prazo, dificultando o atendimento aos clientes através da fábrica na China.

“Acreditamos que isto nos permitirá estar mais próximos dos nossos clientes locais, prestar um serviço melhor e mais rápido e também ser elegível para fornecer os nossos produtos para projectos financiados localmente” pelos bancos brasileiros, disse ele.

A Trina Solar espera que as vendas de rastreadores no mercado brasileiro dobrem no primeiro ano de operação da fábrica em comparação ao volume estimado até o final de 2023, que é de aproximadamente 1 GW.

Matéria atualizada dia 30/08 às 06h55 para inclusão de conteúdo

Leia também:

Missão espacial chinesa
Internacional
China anuncia lançamento da missão tripulada Shenzhou-20

A Agência Espacial Tripulada da China anunciou que o lançamento da espaçonave tripulada Shenzhou-20 será realizado às 17h17 desta quinta-feira (24), a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste do país. Os astronautas Chen Zhongrui e Wang Jie, juntamente com o comandante Chen Dong, serão os responsáveis pela missão de voo […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui