“Chutometria”

Previsão fala na possibilidade de aumento da temperatura na Inglaterra entre 2° e 6° até 2050. Não sei não, mas com tal margem de erro, parece até que os prognósticos feitos pelo mesmo pessoal de “mercado” que no início do ano estimam crescimento de 5% e no fim cravam em queda de 1%, sem a menor cerimônia. Os “aquecimentistas” levam a vantagem de fazerem previsões para períodos tão distantes que ninguém se lembra de comparar depois.

Montanha russa
Um esquizofrênico circuito depressão-euforia-depressão marca a gestação das novas bolhas que já vicejam, principalmente nos mercados futuros de petróleo e câmbio, menos de um ano depois do estouro da maior crise mundial desde 1930. Fazendo ouvidos moucos ao fato de as principais causas da crise, como os ativos tóxicos e a fragilidade do sistema financeiro global, não terem sido debeladas, os animados integrantes do “mercado” se apegam a itens esotéricos, como “melhoras de humor” ou de “expectativas” para comandar novas corridas para os ativos mais propícios a proporcionarem ganhos estratosféricos e imediatos.

Prato feito
Ao comparar a atividade jornalística ao ato de cozinhar, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ofereceu um prato indigesto aos setores da sociedade brasileira que têm visão bem mais complexa do poder da comunicação, principalmente, em sociedades de massa. Para o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), por exemplo, a decisão favorece os empresários do setor e fragiliza a categoria e a sociedade, “principal interessada numa mídia plural e de qualidade”: “Ao defender a auto-regulação do setor, Mendes age como um garçom que entrega de bandeja a definição das normas para as empresas. Sua tese constitui uma espécie de privatização das regras da imprensa”, critica o parlamentar, acrescentando que irá solicitar estudo à assessoria legislativa da Câmara dos Deputados sobre a possibilidade de apresentar projeto restabelecendo a exigência do diploma para o exercício do jornalismo.

Reserva de mercado
Dr Rosinha acrescenta que, pelo “mesmo raciocínio enviesado da maioria dos ministros do STF, qualquer pessoa poderia, por exemplo, alegar que a exigência do diploma do curso de Direito para o exercício da advocacia é algo que está ferindo o direito à ampla defesa e o acesso à Justiça”.

Torpedo errante
Aparelhos de celular de qualquer operadora, mesmo após desbloqueados oficialmente, não conseguem receber mensagens SMS (torpedos) quando fora de sua região. A mensagem é descartada como se tivesse sido recusada pelo usuário.

Entulho
Ao acolher, no julgamento em que cassou a exigência de diploma de Jornalista para o exercício da profissão, o entendimento de que legislação promulgada pela ditadura tem frágil base jurídica, o Supremo Tribunal Federal (STF) deveria dar continuidade à remoção do restante do entulho autoritário. Para ficar na área de Comunicação, o próximo passo é examinar as concessões concedidas a emissoras de televisão e rádio em pleno regime de exceção. Em nome da liberdade de expressão – tão cara à retórica dos magistrados – deveria sustar direitos cartoriais e ampliar o acesso dos atores sociais a esta concessão pública.

Nem pensar
Em conversa com esta coluna, uma operadora de telemarketing de uma das quatro operadoras de celulares que atuam no país revelou que recomenda a todos seus amigos e conhecidos para jamais contratarem serviços da empresa para a qual trabalha. Deve saber do que fala. Com pequenas e quase imperceptíveis variações, o mesmo conselho poderia ser dado para os clientes das demais operadoras.

Tanque
A blindagem de carro avança entre a classe média: 1,8 mil veículos blindados foram vendidos apenas no primeiro trimestre deste ano. Quem quiser fazer o serviço com mais garantia pode solicitar ao Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), pelo e-mail [email protected], uma lista das empresas de blindagem com certificação da qualidade.

Artigo anteriorVão se lixar II?
Próximo artigo“Arraiá” de impostos
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Brasil: 3º maior em descomissionamento offshore em 10 anos

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1584/21 que propõe regras para o desmonte e a reciclagem de embarcações e de instalações...

Eve faz parceria para acelerar soluções de mobilidade aérea urbana

A Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc (Eve), da Embraer, e a Skyports, companhia líder no segmento de vertiportos, anunciaram nesta segunda-feira uma parceria...

UE promete tolerância zero em relação a fraude

A Comissão Europeia vai ter “tolerância zero” em relação à fraude e às “desconformidades” na utilização dos fundos europeus por parte dos 27 Estados-membros...

Primeiros REITs da China começam a ser negociados

O primeiro lote de fundos de investimento imobiliário em infraestrutura (REITs, sigla em inglês) da China começou a ser negociado nesta segunda-feira, com cinco...

Investimento estrangeiro direto recua 20 anos no Brasil

Os fluxos de investimento estrangeiro direto (IED), devido a crise da Covid-19, despencaram globalmente em 35% em 2020, ao passarem de US$ 1,5 trilhão...