Chávez em Hollywood

A notícia vai deixar pelo menos um ex-cineasta tupiniquim ainda mais apopléctico do que costuma se exibir. O cineasta Oliver Stone pediu e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, autorizou a filmagem naquele país do golpe contra Chávez, em abril de 2002. O próprio Chávez deu a notícia em programa de rádio e televisão Alô, presidente.

Questão de confiança
Há pouco mais de um ano, o IBGE publicava uma análise do censo e do Pnad e dizia que fome não era o problema do Brasil. O noticiário, os analistas e os políticos ironizaram o Fome Zero, dizendo que o programa tinha se equivocado de foco. Agora, o IBGE publica dados do Pnad 2004 e inverte o discurso. A fome voltou a ser um grande problema; 14 milhões de brasileiros estão famintos.
O economista Maurício Dias David, do Conselho Editorial do MM, pergunta: em qual IBGE acreditar? No de um ano atrás ou no da semana passada? “Esse é um fato que afeta a credibilidade do IBGE. Seu presidente deve vir a publico e explicar o que houve ou o que há com seus números.”

Pré-JK
A acefalia na Eletrobrás preocupa os funcionários mais antigos e experientes da estatal. Lembram eles que toda a energia elétrica que abastece o Brasil, de forma razoavelmente confiável, é gerada em usinas planejadas há mais de 40 anos e construídas há mais de 30 anos pela empresa. No primeiro trimestre deste, ano a Eletrobrás apresentou um prejuízo de R$ 142 milhões.
Um desses funcionários preocupa-se com o problema da expansão do sistema, que está no limite de sua capacidade. Basta que a economia cresça a taxas da ordem de 5% ao ano para que voltem os apagões, causando incalculáveis prejuízos ao país. Mas a estatal ainda não tem nenhum plano realista para a expansão do parque gerador e do sistema de transmissão, deixando tudo para a iniciativa privada.
As empresas privadas entram nos leilões de energia e, em função de seus próprios interesses, decidem qual será a demanda de eletricidade em médio e longo prazo. Se a demanda exceder à capacidade de investimento e aos interesses dessas empresas, voltaremos aos anos pré-Juscelino, quando o desenvolvimento industrial era asfixiado pela falta de energia elétrica.

Bloqueio do bem
Acostumado a recorrer à retórica da Guerra Fria para se referir aos movimentos sociais brasileiros, o PFL resolveu, digamos, flexibilizar seus conceitos sobre “baderna” e “subversão” para apoiar as ações dos ruralistas, que vêm bloqueando estradas no Sul do país, para conseguirem renegociar suas dívidas. Segundo os pefelistas, o agronegócio usa “a única forma de pressão que o governo Lula reconhece: as manifestações que param estradas e imobilizam a produção”. Segundo o partido, diante das manifestações, o governo não teria saída: “Ou cede ou experimenta o colapso do setor”.

Ele avisou!
Demitido pelo governo FH por sua firme oposição à construção do gasoduto Bolívia-Brasil, que considerava prejudicial aos interesses da empresa e do país, o ex-diretor da Petrobras José Gomes Sobrinho está gravemente enfermo. Infelizmente, seu estado de saúde não lhe permite confirmar a justeza do seu alerta contra o gasoduto, construído principalmente por pressão da Enron.

Toma que o filho é teu
O PT paulista gastou um quarto de seu programa partidário no rádio e na TV, na noite desta segunda-feira, para colocar no governo estadual a culpa pelo caos na segurança pública. O objetivo foi tirar do ombro do PT e de seu candidato ao governo paulista, senador Aloizio Mercadante, qualquer responsabilidade pela crise na segurança. Para que a crise não se repita, Mercadante pregou parcerias entre governo federal, estadual e prefeituras, citou a atuação da Polícia Federal como exemplo e defendeu o fim da Febem, entre outras iniciativas. A segurança é um dos quatro principais problemas do país (junto com educação, saúde e emprego), segundo as pesquisas de opinião.

Artigo anteriorJuízo final
Próximo artigoForte
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.

Exterior abre em alta e futuros no Brasil operam com cautela

China atinge crescimento de 18,3%; na Europa, Índice de Preços ao Consumidor amplo de março teve avanço de 1,3% ao ano.

Estaleiro de SC investe meio milhão em linha de produção exclusiva

Estaleiro irá entregar até quatro vezes mais rápido e atender à crescente procura por embarcações novas.