

Beijing, 27 mar (Xinhua) — O navio liberiano “Santos” atracou com sucesso, à noite da quarta-feira, na zona portuária de Shihu, cidade de Quanzhou, Província de Fujian, no leste da China, marcando a abertura da primeira rota marítima de carga a granel de comércio exterior entre Quanzhou e Brasil, de acordo com um comunicado online divulgado nesta quinta-feira pelo governo da cidade.
Carregado com 15.159 toneladas de produtos de celulose, o navio “Santos” partiu do Porto de Itaguaí, no Brasil, em 11 de fevereiro, e concluiu a viagem inaugural dessa rota transoceânica por 45 dias.
Antes da chegada do “Santos”, a autoridade de inspeção fronteiriça de Quanzhou, em estreita cooperação com o operador da zona portuária e a agência do navio, forneceu serviços personalizados e completou com antecedência os procedimentos de pré-inspeção de entrada do navio.
Graças à atualização e inovação dos serviços portuários para garantir “espera zero” de navios, os trabalhos de descarregamento foram realizados imediatamente após “Santos” atracar.
Em 2024, a movimentação de contêineres de comércio exterior da zona portuária de Shihu, no Porto de Quanzhou, aumentou mais de 13% em termos anuais, batendo um recorde, disse o comunicado.
A viagem inaugural bem-sucedida não apenas preencheu o vazio das rotas de transporte de matéria-prima de celulose entre o Porto de Quanzhou e a América do Sul, mas também injetou nova energia no desenvolvimento econômico orientado pela exportação de Quanzhou, acrescentou.
Nos primeiros dois meses deste ano, a movimentação de contêineres de comércio exterior do Porto de Quanzhou cresceu 21,78% em relação ao ano anterior, totalizando 22,3 mil unidades equivalentes a vinte pés (TEUs), informou a Alfândega de Quanzhou.
Além dessa nova rota, o Porto de Quanzhou tem 14 rotas de contêineres de comércio exterior para 17 cidades e regiões, cobrindo efetivamente o Sudeste Asiático e abrindo os canais para a Europa, o Oriente Médio e a África. Fim
Leia também:
-
Desde o 1º Plano Quinquenal, PIB da China cresceu 223 vezes
Relatório de think tanks destaca desenvolvimento no 15º Plano Quinquenal; PIB per capita aumentou 89 vezes de 1952 a 2023.
-
China pretende expandir alcance e fortalecer ‘soft power’
Documento para o 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social propõe mais cooperação e intercâmbio cultural.
-
Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China
Leia na íntegra o Comunicado da 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China, divulgado nesta quinta-feira.
-
Economia da China cresce 5,2% nos 3 primeiros trimestres de 2025
Resultado no terceiro trimestre foi de alta de 4,8%, inferior aos 5,2% do segundo trimestre, mas mostra expansão estável.
-
Tecnologia inédita despolui e recupera lago de 298 km² na China
20º aniversário do conceito ‘águas limpas e montanhas verdes são tão valiosas quanto montanhas de ouro e prata’.
-
Xi’An tem primeira linha de metrô no mundo sem condutor
Além da tecnologia inovadora, sem condutor, o metrô da cidade que tem mais de 3 mil anos mostra arte e poesia nas suas estações.




















