Cidade dividida

As Olimpíadas 2016 estão longe de serem uma unanimidade entre os cariocas. Pesquisa com 800 moradores de 14 bairros da cidade, feita pela Planet Work/Cesgranrio entre 2 e 4 deste mês, mostra que a aprovação da realização dos jogos é de 60%. Dos que aprovam, 40% acham que vai melhorar a segurança, 25% acreditam que haverá mais investimento no esporte, 20% apostam na melhoria do transporte e 15%, na geração de emprego. Quem reprova acredita que haverá redução de investimentos na educação e saúde (40%); caos no trânsito (30%); obras superfaturadas (20%) e maquiagem da cidade (10%).

Entorpecente
Além de cansar o auditório com uma desnecessária aula de História de Primeiro Grau, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao falar sobre “A Política e a Estratégia de Defesa Nacional e a sua Contribuição para um Novo Modelo de Desenvolvimento” para uma qualificada platéia de diplomados da Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio, ainda trocou repetidas vezes a palavra tráfego por tráfico ao comparar a movimentação de navios e aviões na América do Sul com o tráfego acima da Linha do Equador.

Três casas decimais
Padece de déficit de credibilidade as acusações dos grandes proprietários rurais sobre os milhões que o governo destina ao MST. No campo de mamar nas finanças públicas, ruralistas estão acostumados a bilhões entre subsídios, perdão de dívidas e outras ajudas.

Alta
As vendas do setor de varejo de material de construção cresceram 4% em setembro, na comparação com o mesmo período de 2008. Segundo o estudo da Anamaco, que reúne 138 mil lojas, no acumulado do ano o setor cresceu 3%. Para 2010, a entidade projeta um crescimento de 10% sobre 2009. A Anamaco continua articulando a prorrogação da redução do IPI. A desoneração acaba em 31 de dezembro.

Lobby
A proposta do Governo Federal para o pré-sal conta com importante reforço: o ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP) David Zylbersztajn criticou o modelo. Para ele, “é um erro contra a Petrobras. Ela vai ter um ônus de assumir todos os investimentos para explorar todo esse processo novo no pré-sal, enquanto que se poderia ter uma diversificação melhor em termos de qualidade e em termo de mais investimentos com outras operadoras”.

Braille
Palestras e debates sobre a cegueira, políticas de inclusão e problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência são alguns dos temas que estão em pauta no Seminário Internacional Braille 200. O evento comemora o bicentenário de nascimento de Louis Braille e faz parte das festividades do Ano da França no Brasil. Será nesta sexta-feira, no Centro Cultural da Light, (Avenida Marechal Floriano, 168, Centro, RJ), das 10h às 15h.

Abaixo
O setor de fomento mercantil deve movimentar, até o fim de 2009, R$ 75 bilhões. Em 2008, foram R$ 80 bilhões.

Número 1
O catálogo criado pela Giacometti Propaganda para a Lojas Marisa para a coleção primavera-verão 2008 rendeu à Burti o maior prêmio da indústria gráfica mundial, o Premier Print Award 2009, pela excelência da impressão.

Aquecimento
“O comércio, os serviços e o turismo serão os setores mais beneficiados com a realização das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro. O Clube dos Diretores Lojistas (CDL-Rio) já organizou um grupo de trabalho para desenhar uma série de ações, como seminários, para mostrar aos empresários lojistas quais são as perspectivas de venda e prepará-los para esta grande oportunidade”, informa o presidente da entidade, Aldo Gonçalves.

Fora dos trilhos
Afinal, o que faz a Agência Reguladora de Transportes do Rio (Agetransp)? Regular o sistema de transportes públicos do Rio é que não é.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMuito além da marolinha
Próximo artigoContramão

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.